Brasil e Alemanha firmam parceria para expandir intercâmbio universitário



A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira (5), no Palácio do Planalto, em Brasília, a visita do presidente da Alemanha, Christian Wulff. O chefe de Estado chegou ao País na quarta-feira (4), e fica até 7 de maio. Acompanhado de uma delegação empresarial, o presidente alemão visitará além de Brasília, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os dois países têm interesse em intensificar cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. Brasil e Alemanha buscam estimular iniciativas para o emprego de novas tecnologias em áreas tais como engenharia de produção e pesquisa de materiais. Atualmente, existem mais de 20 programas de engenharia orientados a esses setores. Também foram tratadas questões da agenda internacional, em particular, a participação dos dois países no Conselho de Segurança das Nações Unidas e sua atuação no G-20.


Parceria

Principais parceiros comerciais entre Europa e América Latina, Brasil e Alemanha estão unidos para aprimoramento e ampliação de projetos de educação, ciência e tecnologia, matriz energética, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social, político e econômico dos dois países. A presidenta Dilma citou a importância das trocas comerciais entre os dois países, e salientou que a parceria deve ser expandida a setores como educação, qualificação profissional na área de ciência e tecnologia, infraestrutura, energia e meio ambiente.

A presidenta lembrou que, até o final de seu mandato, o governo pretende ofertar 75 mil bolsas de estudo no exterior a estudantes brasileiros. Seu desejo é enviar “parte desses alunos para a Alemanha”. Segundo informações do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, até 2014, o número de bolsas para brasileiros estudarem na Alemanha chegará a 10 mil. O foco, de acordo com o ministro, serão as áreas de ciências exatas e engenharia.

Já o presidente da Alemanha destacou que as universidades alemãs estão abertas aos estudantes brasileiros e que, ainda em 2011, será inaugurado, em São Paulo, o Centro Alemão de Ciência e Inovação, o sexto no mundo.

Durante o encontro, foram apresentados ao presidente alemão o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os investimentos em portos, aeroportos e infraestrutura para a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. Na ocasião, a presidenta Dilma pediu apoio tecnológico e investimentos alemães para o Trem de Alta Velocidade entre Rio de Janeiro e São Paulo.

A presidenta destacou o empenho do Brasil em resistir às pressões inflacionárias e disse que é consenso entre Brasil e Alemanha que “países desenvolvidos com crescimento ainda fraco têm adotado políticas monetárias extremamente expansionistas, com evidentes efeitos negativos sobre a inflação mundial”.

Dilma continuou afirmando que Brasil e a Alemanha são parceiros também na defesa de uma ordem mundial mais justa, democrática e que respeite os direitos humanos e que, em relação ao G-20, “todos nós concordamos da necessidade de aprimoramento das governanças financeiras internacionais”.


Comércio

O Brasil é o maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. A Alemanha, por sua vez, é o quarto principal parceiro comercial do Brasil. O intercâmbio em 2010 totalizou US$ 20,6 bilhões, o que representou 23% do comércio entre o Brasil e a União Europeia.

No primeiro trimestre de 2011, as exportações brasileiras com destino à Alemanha alcançaram US$ 2,1 bilhões, aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2010. Mais de 1.200 empresas alemãs estão instaladas no Brasil. Estima-se que a contribuição destas empresas para a formação do PIB brasileiro fica em torno de 8% a 10%.


Recuperada de pneumonia

Após passar os últimos dias despachando em casa, em função de uma pneumonia, a presidenta Dilma Rousseff retomou sua agenda normal de compromissos nesta quinta-feira. Ao receber o presidente da Alemanha, ela afirmou que está recuperada.

“Recuperada eu estou, mas estou em fase de descanso”, disse. No último fim de semana, a presidenta passou por exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi diagnosticada uma leve pneumonia, acompanhada de forte gripe.

 

Fonte:
Blog do Planalto
Agência Brasil



05/05/2011 18:06


Artigos Relacionados


Brasil e Alemanha firmam parceria em projetos de pesquisa

Brasil e Japão firmam parceria para capacitação em TV Digital

Brasil e Venezuela firmam dez novos acordos e apostam em intercâmbio regional

Brasil e Suécia firmam parceria para concessão de bolsas de estudo

Brasil e Cuba firmam parceria para pesquisa e produção de biofármacos

Brasil e Reino Unido firmam parceria econômica e para as Olimpíadas de 2016