Brasil e Burkina Faso vão promover projeto de pesquisa em 2011



A Embrapa Amapá vai implementar, a partir de 2011, um projeto de cooperação que será desenvolvido em Burkina Faso, país localizado na região oeste da África considerado, atualmente, um dos dez mais pobres do mundo. 

O projeto está entre uma das seis propostas aprovadas na Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária que, juntas, receberão 480 mil dólares.

A parceria se refere ao “Estudo da ecologia e potencial nutritivo de espécies de árvores nativas usadas em comunidades locais em Burkina Faso e Amazônia brasileira, uma estratégia para segurança alimentar e conservação no contexto das mudanças climáticas". De acordo com a coordenadora do projeto, pesquisadora Ana Euler, as atividades terão duração de dois anos. 


Parceria vai trazer pesquisadores africanos ao Brasil

Durante o  período da parceria, pesquisadores da Embrapa Amapá, da Embrapa Amazônia Oriental (Pará) e do Centro Regional de Pesquisa Ambiental e Agrícola de Burkina Faso vão desenvolver quatro atividades: mapeamento participativo dos recursos naturais (produtos florestais não-madeireiros) usados pelas comunidades do Amapá e de Burkina Faso para a alimentação, avaliação do potencial nutricional destes recursos naturais, propagação vegetativa dos recursos naturais e intercâmbio de políticas públicas para o extrativismo e manejo no contexto da África. 

"Os pesquisadores africanos deverão vir quatro vezes ao Amapá e também a outras localidades do País, onde a Embrapa mantém pesquisas relacionadas ao foco do nosso projeto", explicou Ana Euler.

O projeto da Embrapa Amapá faz parte da lista dos 61 que foram apresentados à Plataforma África-Brasil.

Dos 61, um total de 20 foram pré-selecionados, sendo três do Amapá: dois da Embrapa Amapá e um do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). Os três projetos têm relação direta com pesquisas que a unidade já realiza com manejo de produtos florestais não-madeireiros.

Burkina Faso fica na região oeste da África, de língua francesa e clima semi-árido. Atualmente, mais de 80% da população do país depende da agricultura de subsistência, altamente vulnerável à escassez de chuvas.


Fonte:
Embrapa



15/10/2010 19:14


Artigos Relacionados


Aprovado acordo de cooperação técnica entre Brasil e Burkina Faso

Ipea e Cofecon vão promover Prêmio Brasil de Economia de 2011

Parceria Brasil-Portugal seleciona projetos de pesquisa para 2011

Enade 2011 vai promover regularização de estudantes

Simpósio busca promover a pesquisa biológica na Amazônia

Investimentos irão promover a pesquisa e desenvolver a indústria da pesca