Brasil é capaz de transformar riquezas em bem estar para seu povo, diz presidenta



A presidenta Dilma Rousseff destacou, durante pronunciamento em rede de emissoras de rádio e televisão na noite de terça-feira (6), que “o maior valor que podemos alcançar é o de garantir a qualidade de vida de 190 milhões de brasileiros”. Na véspera do feriado de Sete de Setembro, Dia da Independência do Brasil, a presidenta disse que “um país abençoado de riquezas como o pré-sal é capaz de transformar estas riquezas em bem estar para o seu povo”.

Dilma Rousseff iniciou o pronunciamento oficial lembrando a comemoração do Sete de setembro e enfatizando que “o significado desta data não precisa ser explicado a nenhum de nós”. E prosseguiu: “Mas necessita, a cada dia, ser renovado por todo brasileiro e por toda brasileira”.

“Hoje, também vivemos um momento de transformação. O mundo enfrenta os desafios de uma grave crise econômica e cobra respostas novas para seus problemas. Apesar de ter a mesma raiz, a crise atual é mais complexa que aquela de 2008, da qual nós nos saímos muito bem. Os países ricos se preparam para um longo período de estagnação ou até de recessão. Mas a crise não nos ameaça fortemente, porque o Brasil mudou para melhor”, disse Dilma.

Ainda durante o pronunciamento, a presidenta disse: “Nosso Brasil, por ter sido, nos últimos anos, um país que se transformou, que soube fortalecer e ampliar as oportunidades de trabalho, seu mercado interno e o poder de consumo de sua gente, está plenamente preparado para enfrentar mais este desafio. Aqui, o emprego e a renda batem recordes históricos. Nossas reservas internacionais estão mais sólidas do que nunca. O crédito continua crescendo. E a inflação está sob controle. Os juros voltaram a baixar e a estabilidade da economia está garantida”.

A presidenta lembrou que a situação do Brasil diante do cenário internacional é mais privilegiada em relação aos demais países. Porém, segundo destacou, “ainda estamos aquém do que podemos e do que necessitamos. O Brasil tem muito espaço para crescer - e o povo brasileiro tem motivos de sobra para ter esperança em um futuro ainda melhor. Precisamos crescer não só em termos de economia e de mercado. Não só em consumo de bens, mas, igualmente, na melhoria da qualidade e do acesso aos serviços públicos”.

Em seguida, a presidenta Dilma Rousseff destacou pontos que o governo federal pretende atuar de modo a fazer frente às necessidades do País: “A saúde, a educação e a segurança têm que deixar de ser motivo de insônia dos brasileiros para ser motivo de um novo despertar desta Nação. O círculo virtuoso que precisamos implantar no nosso País é o da qualidade dos nossos serviços públicos, pois já implantamos o grande círculo virtuoso do crescimento com inclusão social e distribuição de renda”.

Dilma Rousseff enfatizou também programas que estão em curso pelo governo, em duas frentes: o Brasil Sem Miséria, que deve retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza, e o Brasil Maior, que vai incrementar a indústria nacional.

Leia o pronunciamento na íntegra

 

 

Fonte:
Blog do Planalto



08/09/2011 15:10


Artigos Relacionados


Brasil pode ser potência agrícola com preservação das riquezas naturais, diz presidenta

SUPLICY CONSIDERA PPA INSUFICIENTE PARA TRANSFORMAR O BRASIL

Brasil produzirá mosquito transgênico capaz de combater a dengue

Presidenta Dilma Rousseff dedica premiação internacional ao povo brasileiro

Senadores afirmam que Brasil é capaz de desenvolver política avançada de preservação da água

Eleição da 1ª mulher presidenta rompe preconceitos e enche de esperança o povo, diz Dilma