Brasil e Colômbia atuarão coordenados na proteção de fronteira



Brasil e Colômbia vão se unir para tentar combater o crime organizado e garantir a proteção e defesa dos recursos naturais e da biodiversidade da zona de fronteira amazônica. Os países assinam nesta quinta-feira (04), na cidade de Tabatinga (AM), um acordo para a criação da Comissão Binacional Fronteiriça (Combifron) e a adoção do Plano Binacional de Segurança Fronteiriça.

Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Defesa Nacional, Rodrigo Rivera Salazar, vão participar do lançamento. A iniciativa faz parte da Operação Ágata, deflagrada pelo Ministério da Defesa no âmbito do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) -lançado pela presidenta Dilma Rousseff no início de junho - e que prevê a assinatura de acordos com os países que compartilham limites com o Brasil.  

Colômbia e Brasil compartilham uma fronteira de 1.645 quilômetros. Localizada na Amazônia, em áreas de difícil acesso, a área sofre a ação do narcotráfico, da mineração ilegal, e do contrabando de fauna e flora. A Combifron tem o objetivo de fortalecer a cooperação de informação entre as forças militares, policiais e demais organismos competentes de ambos os países.

Os integrantes do grupo identificarão atividades ilícitas, com a finalidade de enfrentá-las de maneira conjunta por meio da aplicação dos instrumentos internacionais cabíveis. Além disso, estudarão soluções compartilhadas para ameaças e atividades ilícitas relacionadas ao narcotráfico e à presença de organizações criminosas.

A Combifron também vai providenciar socorro binacional às populações de fronteira quando forem afetadas por acidentes naturais. Para responder aos desafios dentro da área social e de proteção aos direitos humanos, a comissão irá coordenar a atuação de organizações governamentais e não-governamentais.


Fonte:
Ministério da Defesa



03/08/2011 16:20


Artigos Relacionados


A Colômbia está em guerra. Brasil reforça a fronteira

Brasil e Colômbia assinam em agosto acordo para combater criminalidade na fronteira

Brasil e Colômbia elaboram documento para implantação de zona franca na fronteira

Aprovado acordo de segurança para fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru

Brasil e Colômbia assinam acordo para reforçar ação policial nas áreas de fronteira

Brasil, Colômbia e Peru vão ampliar cooperação militar para segurança da tríplice fronteira