Brasil e Coreia do Sul ampliam cooperação em CT&I
A diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Liane Hentschke, se reuniu com o embaixador da República da Coreia no Brasil, Koo Bon-Woo, para tratar da cooperação entre os dois países na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).
No encontro, foi negociada a assinatura de um Memorando de Entendimento com a National Research Foundation of Republic of Korea (NRF), instituição coreana responsável pelo fomento à pesquisa científica e tecnológica, com a previsão do lançamento de novas chamadas para projetos de pesquisa, em 2014.
Durante a reunião, que ocorreu na Embaixada da República da Coreia em Brasília, foi relatada a situação da parceria no programa Ciência sem Fronteiras, que já enviou 317 bolsistas para a Coréia do Sul, dos quais 316 são de graduação-sanduíche e 188 estão cursando engenharias e demais áreas tecnológicas.
O CNPq conta com a parceria de duas grandes corporações sul-coreanas, a Hyundai Motor Group e a Pohang Iron and Steel Company (POSCO), que estão entre as financiadoras do programa Ciência sem Fronteiras.
A cooperação científica e tecnológica entre o CNPq e a Coreia do Sul ocorre por meio de chamadas de projetos, em especial nas áreas de Células-tronco, Eletro-eletrônica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Biotecnologia, Metalurgia, Tecnologias limpas, Biocombustíveis, Nanotecnologia, Biodiversidade, Energia Nuclear, Mineração, Planejamento Urbano e Transporte Férreo e Naval.
Fonte:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
26/11/2013 17:34
Artigos Relacionados
Brasil e Coreia assinam acordo de cooperação cultural
Brasil assina cooperação para defesa do consumidor com Coreia do Sul
Cooperação entre Brasil e Coréia inclui "patentes verdes"
Brasil e EUA ampliam cooperação no campo da ciência e tecnologia
Brasil e China ampliam cooperação em ciência e tecnologia
Brasil e França ampliam cooperação na área da defesa