Brasil é destaque global no uso de biomassa



Entre as fontes para produção de energia, a biomassa apresenta um grande potencial de crescimento nos próximos anos, de acordo com os estudos de planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME). Ela é considerada como uma alternativa viável para a diversificação da matriz energética dos países, em substituição aos combustíveis  fósseis, como petróleo e carvão, por exemplo.

Biomassa é toda matéria orgânica não fóssil, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de calor, seja para uso térmico industrial, seja para geração de eletricidade e/ou que pode ser transformada em outras formas de energias sólidas (carvão vegetal, briquetes), líquidas (etanol, biodiesel) e gasosas (biogás de lixo).

Até 2021, os estudos do MME mostram a manutenção da participação das fontes renováveis na matriz de OIE, acima de 44%, ficando a biomassa com percentuais superiores a 30%. Em 2021, especificamente, a biomassa chegará a 32,4% de participação.

Biogás 

O biogás é mais uma forma de energia favorável ao meio ambiente, na medida em que contribui para a redução dos gases causadores do efeito estufa e reduz  a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. A produção de biogás a partir de dejetos urbanos, industriais e agropecuários permite o seu uso para produção de calor, que pode ser diretamente utilizado em residências e em atividades industriais e agropecuárias, bem como utilizado na geração de energia elétrica.

A UTE Salvador é a primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do Nordeste. Localiza-se na capital baiana, no aterro municipal da cidade de São Cristóvão, com mais de 30 hectares, nos quais são depositadas 2,5 mil toneladas de lixo, diariamente. A geração é administrada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA).

O avanço nas pesquisas sobre a utilização do biogás como fonte de energia motivou a criação do Centro de Estudos do Biogás, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), no Paraná. Um dos objetivos do centro é o de ser fonte de informação e referencial de dados técnico-científicos sobre toda a cadeia de suprimento do biogás. O centro conta com o Laboratório de Biogás, onde se realizam análises de quantificação e aprimoramento do produto biogás, entre outros serviços. Também promove cursos de atualização em energias renováveis, em ensino a distância, para capacitar profissionais sobre a utilização do biogás como produto da economia rural e agroindustrial.

Pesquisas inéditas: Briquetes

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolve estudos inéditos e de referência internacional para a produção de biocombustível sólido, os chamados briquetes, material utilizado como substituto da lenha em fornos de restaurantes e caldeiras industriais.  De acordo com a Embrapa, obtêm-se os briquetes pela compactação de materiais como casca de arroz, bagaço de cana-de-açúcar, serragem e casca de amendoim e palha da carnaúba.

 

Fontes:
Ministério de Minas e Energia
Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

 



18/08/2013 15:02


Artigos Relacionados


Inscrição de projetos no edital de cooperação Brasil-Japão em biomassa termina no dia 22

Acordo global é imprescindível para reduzir efeitos do aquecimento global, dia Ipea

Brasil aposta no crescimento da economia global

Brasil avança em ranking global de competitividade

Brasil é líder global na criação de áreas protegidas

Brasil precisa discutir aquecimento global, diz Casagrande