Brasil e Espanha firmam acordos na área portuária



A Secretaria de Portos (SEP) firmou dois acordos com a Espanha para melhorar a eficiência no setor portuário nacional. Os estudos serão custeados pelo Fundo de Estudo de Viabilidade (FEV) do governo espanhol, no valor de 566 mil euros.

Do valor total, 182 mil euros serão disponibilizados no primeiro acordo para o consórcio formado pelas empresas Advanced Logistics Group (ALG) e Logística Internacional (ILI) para elaboração do estudo de implementação de área de atividades logísticas no entorno do Porto de Santos, chamado de Zona de Atividade Logística (ZAL). O novo conceito pretende agregar ao porto condições de utilizar os meios de transportes já existentes.

Entre outras ações, o estudo da ZAL envolve atividades como modelagem institucional da empresa responsável pelo gerenciamento do empreendimento, identificação das áreas potencialmente utilizáveis para sua implantação, bem como das empresas interessadas em participar, e realização de um estudo de viabilidade técnico, econômico e financeiro deste empreendimento.

O segundo acordo, no valor de 384 mil euros, pretende desenvolver solução de janela única nos portos brasileiros. Firmado com a Fundación Valenciaport, o convênio irá complementar o projeto Porto sem Papel, que tem como objetivo agilizar o processo de embarque e desembarque de mercadorias através da desburocratização do sistema.


Fonte:
Secretaria de Portos



08/10/2010 17:01


Artigos Relacionados


Brasil e Espanha firmam novo acordo previdenciário

Brasil e Espanha firmam parceria em projetos de ciência e tecnologia

Brasil e Espanha firmam cooperação pela promoção da igualdade racial

Brasil e Mauritânia firmam acordos humanitários e militares

Brasil e Camarões firmam acordos para ampliar parcerias

Brasil assina acordos de cooperação em defesa com Sérvia, Polônia e Espanha