Brasil e Espanha firmam parceria em projetos de ciência e tecnologia
A decisão de aprofundar a parceria Brasil-Espanha na área científico-tecnológica foi reafirmada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Eles debateram, em Madri, as relações bilaterais entre os dois países.
A declaração estabelece que os dois governos devem realizar visitas entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e o Ministério de Economia e Competitividade (Mineco) da Espanha, representado pela Secretaria de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
“Decidimos aproveitar melhor o potencial de cooperação em ciência, tecnologia e inovação em domínios que abrangem a gestão de recursos hídricos, a cooperação industrial para a defesa, a indústria naval, a construção de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, a nanotecnologia e a área de petróleo e gás”, detalhou Dilma. Ela destacou o fato de a Espanha ser o quarto principal destino do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
Para a presidenta, as duas nações são sócias estratégicas. Ela reafirmou a intenção do governo brasileiro de colaborar com a solução da crise econômica internacional. O primeiro-ministro Rajoy, por sua vez, afirmou que o Brasil é “uma potência do presente” e está no centro das atenções do mundo, com a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
- Cerca de 18 mil vagas estão abertas para programa de graduação no exterior
- Operação Antártica mobiliza 200 pesquisadores e cinco navios
- Liberados R$ 2 milhões para formação de pesquisadores em telecomunicações
03/09/2013 14:49
Artigos Relacionados
Brasil e União Europeia firmam parceria pelo programa Ciência sem Fronteiras
Brasil e Alemanha firmam parceria em projetos de pesquisa
Brasil e Coreia do Sul querem ampliar parceria em comércio, ciência e tecnologia
Brasil e Canadá discutem parceria em ciência e tecnologia para oceanos
Brasil e Espanha firmam novo acordo previdenciário
Brasil e Espanha firmam acordos na área portuária