Brasil e Holanda firmam acordo de cooperação para pesquisa



Pesquisadores da Universidade de Wageningen, uma das mais importantes da Europa, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Gado de Leite (Embrapa) identificaram áreas de interesse comuns para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria. Reconhecida pela excelência nas pesquisas em pecuária leiteira, a universidade holandesa pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico do setor no Brasil.

A cooperação internacional entre as instituições foi estabelecida durante um workshop realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (MG). Os pesquisadores debateram questões ligadas à genética animal e reprodução, nutrição e sistemas de produção animal, qualidade e segurança alimentar e processamento dos alimentos.

Após o levantamento das áreas de interesse para pesquisa, a Federação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) fará uma chamada para financiar parte dos projetos. O Brasil deve entrar com metade dos recursos e a outra seria custeada por instituições holandesas. A Universidade de Wageningen, a UFV e a Embrapa ficariam responsáveis por desenvolver os projetos, com o envolvimento de instituições privadas brasileiras.

Oportunidades

Para o reitor da Universidade de Wageningen, Alt Dijkhuizen, “o Brasil é o mais importante produtor agrícola do mundo e a Holanda exporta inovações para o setor; se combinarmos nossas forças podemos fazer muita coisa boa para produção de alimentos”, afirma.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares afirma que a aproximação entre as Universidades irá possibilitar a criação de novos produtos e processos tecnológicos voltados para a produção de alimentos. “Nós temos grande expectativa em relação a esta parceria”, conclui.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marco Antônio Machado, a pecuária de leite pode lucrar muito na parceria com os holandeses. “O Brasil já desenvolveu excelência na produção de grãos; laranja; carne bovina, suína e aves; algodão; cana de açúcar, etc. A pecuária de leite precisa ainda ser muito desenvolvida no país, onde há grande demanda por tecnologias. A Universidade de Wageningen, a maior instituição de pesquisa agrícola na Europa, detém grande know-how nesta área e essa parceria internacional irá otimizar nossas ações de pesquisa”, diz Machado.

Universidade de Wageningen

A Universidade de Wageningen está localizada no município de Wageningen, uma cidade histórica da Holanda. Trata-se de uma instituição pública, cuja excelência nas ciências agrárias é reconhecia mundialmente. A Embrapa Gado de Leite desenvolve ações conjuntas com a Universidade há vários anos, o que inclui visitas técnicas e treinamento em pós-graduação.

Para o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Rui Verneque, “a cooperação entre as instituições é um indicador dos grandes desafios a serem vencidos pela pesquisa em bovinocultura de leite no âmbito internacional”.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



14/11/2013 11:23


Artigos Relacionados


Brasil e Holanda firmam memorando para cooperação na área científica

Brasil e Noruega firmam acordo de pesquisa em petróleo e gás

BNDES e Japan Bank firmam acordo para ampliar cooperação financeira

BNDES e banco norueguês firmam acordo de cooperação para ampliação de negócios

MTE e Confea firmam acordo de cooperação técnica

Agência Espacial Brasileira e UnB firmam acordo de cooperação