Brasil e Japão renovam memorando na área de fomento



O Ministério do Planejamento, como representante do governo brasileiro, e o Japan Bank for International Cooperation (Jbic), braço internacional da Corporação Financeira Japonesa, firmaram nesta sexta-feira (26) um novo Memorando de Entendimento (Mou).

A ministra do Planejamento Miriam Belchior e o presidente do Bank for International Cooperation, Hiroshi Watanabe, assinaram o acordo.

Embora não tenha qualquer valor jurídico e possa ser declarado extinto por qualquer das partes, o documento serve como uma espécie de marco geral perante o Ministério das Finanças e o governo japonês, para que a diretoria do Jbic aprove projetos específicos para o Brasil.

O documento também prevê a realização de reuniões periódicas entre as partes, e especifica áreas prioritárias a serem objetos de novos projetos. O prazo de validade é de cinco anos.

Nos últimos anos, o Jbic e a Corporação Financeira Japonesa têm passado por mudanças estruturais, preservando o caráter de instituições de fomento controladas pelo governo, atuando em complemento aos mercados financeiros.

Nesse período, se ampliaram e se diversificaram as demandas de financiamento de longo prazo no Brasil. Além disso, hoje há um novo cenário de desenvolvimento no País, com diversos projetos ligados à Copa e às Olimpíadas, além de programas estratégicos, como por exemplo, o Programa de Aceleração do Crescimento–2.


Fonte:
Ministério do Planejamento

 

25/11/2011 20:48


Artigos Relacionados


Brasil e Japão renovam acordo para ampliar formação em policiamento comunitário

Brasil e Holanda firmam memorando para cooperação na área científica

Brasil e Estados Unidos renovam parceria na área agrícola

Brasil e Canadá renovam cooperação na área de Saúde em Genebra

Brasil e Japão firmam parceria na área da Educação

Brasil e Japão discutem parcerias na área espacial no Inpe