Brasil e Japão renovam acordo para ampliar formação em policiamento comunitário
Uma parceria entre o Brasil e Japão que capacitou profissionais de 11 estados em policiamento comunitário foi renovada nesta semana pelo Ministério da Justiça.
Com a assinatura do documento, nesta quinta-feira (28), o projeto de capacitação será continuado e expandido para atender também a policiais militares do Mato Grosso do Sul.
O objetivo da parceria e da capacitação é difundir, no território brasileiro, a doutrina e a filosofia de policiamento comunitário baseado no sistema Koban.
A assinatura do acordo foi realizada durante a reunião anual do comitê de coordenação do projeto. No encontro, o comitê também discutiu a ampliação da proposta de ensino interativo, já implantado pela Polícia Militar de São Paulo, para outros estados e a disponibilização de material didático dos cursos na língua espanhola.
Desde o início do acordo, em novembro de 2008, foram habilitados 359 policiais do Brasil e de países como El Salvador, Costa Rica e Guatemala.
Para difundir a filosofia de policiamento comunitário no Brasil, foram liberados cerca de R$ 600 mil por ano, enquanto o governo japonês investiu cerca de R$ 4 milhões desde 2008.
Fonte:
Ministério da Justiça
29/10/2010 19:21
Artigos Relacionados
PM renova acordo com Japão sobre policiamento comunitário
Brasil e Japão renovam memorando na área de fomento
Brasil e Argentina renovam terceiro acordo para importação de leite em pó
Brasil e Chile renovam acordo previdenciário
Policiamento Comunitário - policiais brasileiros e japoneses trocam experiências
Governo do Estado inaugura 243ª Base de Policiamento Comunitário