Brasil é o único país da América Latina que atua na formação de cães-guia



A ação será reforçada por meio do Plano Viver sem Limite, que planeja a implantação, até 2014, de mais seis Centros de Treinamentos de Cães-Guia 


Está em funcionamento, desde novembro do ano passado, o primeiro Centro Tecnológico de Formação de Instrutores e Treinadores de Cães-Guia do País. Localizado em Camboriú, Santa Catarina, local foi instalado no campus do Instituto Federal Catarinense e conta com quatro salas administrativas, alojamento com dez dormitórios, canil com capacidade para 45 cães, maternidade e uma clínica veterinária.

A ação integra os investimentos do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Viver sem Limite, que foi lançado no final de 2011. O objetivo da criação dos centros é promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações voltadas às pessoas com deficiência, tendo como eixos a educação, inclusão, saúde e acessibilidade.

De acordo com o Diretor de Políticas Temáticas da Pessoa com Deficiência, Roberto John Gonçalves, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), os CTs são importantes pela inovação da tecnologia. “O País está dando um passo adiante na promoção dos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.

 

Centros de treinamento

Existem atualmente no Brasil 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Destas, cerca de 528,6 mil pessoas possuem deficiência visual, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010. Somente na região Nordeste são 129,4 mil pessoas que não enxergam e mais de dois milhões que têm dificuldades para enxergar.