Brasil é país da América Latina com maior número jovens afrodescedentes, segundo ONU



Mais de 24 milhões de jovens afrodescedentes vivem na América Latina, de um total de 81 milhões de afrodescendentes da região. O Brasil é o país latino-americano com a maior quantidade de jovens afrodescedentes – 22,5 milhões, o que representa 47% de toda a população jovem. Os dados fazem parte do Censo Demográfico de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A constatação faz parte do relatório Juventude Afrodescendente na América Latina: Realidades Diversas e Direitos (des)Cumpridos, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), em Salvador (BA).

A Colômbia é o segundo país latino-americano onde vivem mais jovens afrodescedentes: 1,1 milhão (11% de toda a população jovem).

Segundo o fundo, a juventude afrodescedente na América Latina é uma população majoritariamente urbanizada. Na Nicarágua, por exemplo, 88% desses jovens vivem nas cidades, enquanto os índices na Guatemala e no Panamá se mantêm bem próximos – 87% e 86%, respectivamente. A menor taxa foi registrada no Equador: 60%.


Fonte:
Agência Brasil



18/11/2011 16:20


Artigos Relacionados


Maternidade precoce na América Latina é maior entre jovens afrodescedentes

Estudo indica que desemprego na América Latina é maior entre jovens afrodescedentes

Jovens infratores expõem trabalhos em local que já foi o maior complexo penitenciário da América Latina

País dá início a maior exercício de combate aéreo da América Latina

Juro do cartão de crédito no Brasil é o maior entre seis países da América Latina

Brasil é o único país da América Latina que atua na formação de cães-guia