Brasil e Portugal debatem nanotecnologia



A colaboração luso-brasileira em nanotecnologia deve avançar por novos rumos após um seminário que ocorrerá na próxima semana no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga. O evento integra a programação do Ano do Brasil em Portugal e tem participação de dirigentes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Representantes de governo, pesquisadores e empresários dos dois países têm a tarefa de desenhar os próximos passos de programa lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) em parceria com o INL, em março.

O programa busca estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa em nanotecnologia, a partir da capacidade instalada, dos recursos humanos e da infraestrutura disponível na instituição europeia. O documento já lançado previa a realização do seminário, que deve originar um edital complementar, a ser publicado em maio, com mais detalhamento do acordo, como áreas de interesse da cooperação e valores a investir.