Brasil e Portugal realizam teste de paternidade por cooperação



Os governos do Brasil e de Portugal realizaram pela primeira vez uma cooperação jurídica internacional para execução de um teste de paternidade. A pedido do juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Brusque (SC), o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça encaminhou às autoridades portuguesas pedido de cooperação para coleta do material genético do suposto pai do menor K.M.F., que será usado em exame de investigação de paternidade. 

O material genético para a realização do teste no Brasil foi recebido pelo Ministério da Justiça na última terça-feira (15). A carta enviada a Portugal solicitava ainda a coleta do depoimento do suposto pai do menor e a inquirição de testemunhas. As diligências solicitadas pelo governo brasileiro foram cumpridas na íntegra. 

"Trata-se de um grande avanço na cooperação jurídica internacional em matéria civil, pois, há até pouco tempo, pedidos dessa natureza eram praticamente inviáveis", afirma Boni Soares, coordenador-geral de Cooperação Jurídica Internacional. Já houve casos semelhantes realizados em parceria com Suíça e Austrália.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



21/03/2011 21:38


Artigos Relacionados


Brasil e Portugal vão aumentar ações de cooperação no turismo

ALCÂNTARA PREGA MAIOR COOPERAÇÃO BRASIL-PORTUGAL

Brasil e Portugal buscam cooperação para reabilitação de pessoas com deficiência

Brasil e Portugal assinam acordo de cooperação sobre mercado de trabalho

Jorge Viana pede maior cooperação entre Brasil e Portugal

CCJ APROVA GRATUIDADE PARA TESTE DE DNA EM PROCESSOS DE PATERNIDADE