Brasil e Portugal trocam experiências na área de telecomunicações ferroviárias



Com o objetivo de evoluir na área de telecomunicações ferroviárias, representantes do Brasil e de Portugal participaram de encontro promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na quarta-feira (9).

Todo o sistema de rede ferroviária portuguesa (2.800 quilômetros) é cabeado por meio de fibra ótica, o que permite que a telecomunicação entre as malhas, que transportam tanto passageiros quanto carga, seja mais efetiva. No total, são 4.700 quilômetros de fibra ótica instalada em toda a rede. O equipamento foi construído durante dez anos. Sua duração pode chegar a 150 anos.

“Portugal está avançado em termos de telecomunicações ferroviárias. A experiência do país pode auxiliar o Brasil a evoluir no setor”, acredita o diretor da ANTT, Jorge Bastos.

O superintendente-executivo da agência, Hélio Mauro França, também  destaca a experiência de Portugal na implantação de sistemas de telecomunicações em linhas de alta velocidade. “Eles adotaram um modelo de concessão onde a implantação dos serviços e a sua exploração comercial se dá por meio de concessão separada da infra-estrutura da via”, ponderou.

Um encontro semelhante ao Encontro Brasil/Portugal de Telecomunicações Ferroviárias foi realizado este ano em Lisboa (Portugal) - o Iberian Rail Development 2011. Os representantes da ANTT participaram do evento.


Fonte:
ANTT



10/11/2011 16:48


Artigos Relacionados


Brasil e EUA trocam experiências sobre sistemas penitenciários

Japão e Brasil trocam experiências em desastres naturais

Brasil e União Europeia trocam experiências culturais

Brasil e Singapura trocam experiências sobre biotecnologia

Brasil e Japão trocam experiências sobre polícia comunitária

Brasil e Gana trocam experiências sobre crescimento urbano