Brasil e Reino Unido firmam parceria contra regulação de preços de produtos agrícolas
Os governos do Brasil e do Reino Unido firmaram parceria para defender maior eficiência e transparência do mercado global de commodities como estratégia para combater a volatilidade dos preços dos alimentos. A posição será levada pelos ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e do Reino Unido, Caroline Spelman, à próxima reunião do G20, marcada para o final de junho, em Paris, na França.
A preocupação com a inflação dos produtos agrícolas foi discutida pelos dois ministros, em reunião nesta quarta-feira (6), em Brasília. Rossi e Spelman são contra as intervenções diretas no mercado para conter a alta dos alimentos. A proposta vem sendo defendida publicamente pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy.
“Entendemos que só há uma receita verdadeira para fazer com que os preços dos alimentos se mantenham num patamar razoável: o aumento da produção. A regulação tende a penalizar os mais eficientes”, afirmou Rossi. Na avaliação da ministra Caroline Spelman, é fundamental encorajar a eficiência e a competitividade na produção de alimento.
Após o encontro, os dois ministros divulgaram declaração conjunta destacando a necessidade de melhorar o acesso ao mercado, reduzir os subsídios concedidos pelos países desenvolvidos e evitar recorrer a barreiras comerciais não-tarifárias. “Com uma posição comum clamando por liberdade dos mercados talvez possamos contribuir para a estabilização dos preços dos alimentos”, disse a ministra.
No documento conjunto, Brasil e Reino Unido propõem, ainda, como ação para reduzir a volatilidade dos produtos agrícolas, a criação de uma base de dados global com informações atualizadas sobre estoques e produção, facilitando o equilíbrio entre oferta e demanda.
Fonte:
Ministério da Agricultura
07/04/2011 21:05
Artigos Relacionados
Brasil e Reino Unido firmam parceria econômica e para as Olimpíadas de 2016
Brasil e Reino Unido firmam parcerias para combate à pobreza mundial
Brasil e Reino Unido firmam cooperação para segurança alimentar e agricultura inteligente
Autoridade do Reino Unido destaca parceria com o Brasil
Reino Unido quer ampliar parceria para preservação ambiental com Brasil
Brasil e Reino Unido podem firmar parceria para ajudar países pobres