Brasil e Reino Unido firmam cooperação para segurança alimentar e agricultura inteligente



O Brasil e o Reino Unido vão apoiar projetos voltados à agricultura climaticamente inteligente e à segurança alimentar, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Uma carta de intenções com esse objetivo foi assinada na quarta-feira (11), em Brasília, pelos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e para o Desenvolvimento Internacional, Andrew Mitchell. 

O documento prevê o incentivo a atividades como intercâmbio de informações tecnológicas e de pesquisadores, bem como a cooperação internacional de projetos entre os países. A assinatura da carta dá continuidade ao convênio firmado em junho pelos dois países. 

Mendes Ribeiro Filho destacou a importância do ato, especialmente por se tratar de uma ação conjunta entre os países e por envolver a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Nossa intenção é cooperar. Queremos ter parceiros fortes porque a agricultura é muito importante”, salientou. 

Para o ministro Mitchell, essa ação conjunta irá auxiliar e aperfeiçoar várias questões relacionadas com o clima e a segurança alimentar. “Vai nos auxiliar nas questões de tecnologia e isso é importante para o nosso governo”, disse o ministro britânico. 

Além dos ministros, participam ainda da assinatura o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes; o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Marco Farani; e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura

 

12/04/2012 15:45


Artigos Relacionados


Brasil e FAO firmam cooperação sobre segurança alimentar

Brasil e Reino Unido firmam parceria econômica e para as Olimpíadas de 2016

Brasil e Reino Unido firmam parcerias para combate à pobreza mundial

Chanceler do Reino Unido chega ao Brasil para tratar de cooperação bilateral

Brasil e Reino Unido firmam parceria contra regulação de preços de produtos agrícolas

Brasil e Reino Unido assinam acordo de cooperação em Defesa