Brasil e Ucrânia decidem intensificar cooperação



Brasil e Ucrânia decidiram intensificar a parceria estratégica e a cooperação nas esferas espacial, científica e militar, durante uma reunião realizada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o primeiro-ministro da Ucrânia, Mykola Azarov. O ministério pretende assinar contratos relevantes para os próximos 30 anos, com a possibilidade de envolvimento do setor privado.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, destacou que o Brasil está pronto para desenvolver a cooperação na indústria de defesa com a possibilidade de estabelecer produção conjunta. "A Ucrânia tem alta tecnologia e rica história no domínio da defesa, e isso é parceiro que nos dá confiança para o longo prazo".

O primeiro-ministro ucraniano afirmou que esta convencido da importância da cooperação bilateral entre a Ucrânia e do Brasil em diferentes direções. "Vemos o Brasil como um parceiro muito sério. O nosso trabalho vai contribuir para o desenvolvimento ambas as nações. E nós, líderes políticos, devemos fazer tudo para essa finalidade", observou.  O chefe do governo apontou grandes possibilidades de cooperação na indústria espacial e afirmou que a Ucrânia é um parceiro promissor na área, por somar desenvolvimentos científicos e tecnologias a resultados práticos. De acordo com Mykola Azarov, a implementação do projeto Cyclone-4 confirma isso. "Atribuímos grande importância ao projeto. É um dos poucos projetos que levarão à criação de um local de lançamento em seu País", disse Mykola Azarov. 

Mykola Azarov enfatizou que o desenvolvimento da indústria espacial requer um grande número de especialistas, por meio da possibilidade de brasileiros estudarem nas universidades ucranianas. Azarov também comentou a fala de seu interlocutor sobre a oportunidade de brasileiros adquirirem conhecimento na Ucrânia na esfera de tecnologias da informação (TI). "Este é o nível elevado de formação de especialistas. Prova disso é que nosso pessoal está trabalhando em empresas líderes do mundo", ele observou, acrescentando que a Ucrânia e o Brasil podem interagir em várias áreas da ciência e tecnologia.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



24/11/2011 11:59


Artigos Relacionados


Brasil e Irã querem intensificar cooperação em tecnologia e economia

Brasil e Equador querem intensificar cooperação bilateral

Brasil e Ucrânia assinam acordo de cooperação na área de esporte

Brasil e Rússia decidem ampliar cooperação em defesa

Aprovados acordos de cooperação do Brasil com Romênia, Ucrânia, Suíça e Libéria e Sudeste Asiático

Brasil quer intensificar cooperação internacional para uso de bases de outros países na Antártica