Brasil quer intensificar cooperação internacional para uso de bases de outros países na Antártica



O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Elias, informou que o Brasil pretende intensificar a cooperação internacional para discutir a possibilidade de cessão de tempo para uso das áreas de pesquisa nas estações já estabelecidas na Antártica.

Na avaliação de Luiz Elias, é importante atrelar as atividades de reconstrução da estação brasileira na Antártica às ações do Plano Plurianual (PPA). Para ele, o conhecimento adquirido nas pesquisas no continente Antártico fazem parte de um eixo estratégico, o que exige pleno esclarecimento dos fatos que resultaram no incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz.

- A sociedade do futuro se faz pela sociedade do conhecimento - disse o secretário, ao fazer apelo ao governo federal para que continue alocando recursos para o programa.

O secretário participa na manhã desta terça-feira (6) de audiência púbica promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia (CCT), Meio Ambiente (CMA) e Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para discutir o acidente na base brasileira da Antártica.

Mais informações a seguir



06/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil quer atrair cientistas estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países, diz Dilma

Senado quer informações sobre acordo do Brasil com outros países na área de inteligência

SENADO VOTA ACORDOS DE COOPERAÇÃO COM OUTROS PAÍSES

Seminário internacional traz experiência de outros países para Copa 2014

Brasil e Ucrânia decidem intensificar cooperação

Brasil e Irã querem intensificar cooperação em tecnologia e economia