Brasil é um dos países a expor produtos na Feira Internacional de Havana



A Feira Internacional de Havana, considerada a maior feira multissetorial do país, com movimento anual de aproximadamente US$ 500 milhões em negócios, vai reunir expositores de mais de 50 países, neste ano. O Brasil é um dos países a participar do evento, com 30 empresas de diversos setores da economia que projetam expectativa de negócios imediatos da ordem de US$ 30 milhões. O pavilhão brasileiro será aberto na próxima terça-feira (1º), às 15h, quando será celebrado o Dia do Brasil em Cuba.

“A participação crescente de empresas brasileiras na Feira e a abertura de um Centro de Negócios da Apex-Brasil em Cuba reiteram a importância da presença brasileira no mercado cubano e facilitam a realização de negócios entre as empresas do Brasil e as entidades comerciais de Cuba”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. A agência vai apoiar a participação brasileira no evento.

No evento, as empresas brasileiras participam de encontros de negócios com o objetivo de facilitar o acesso de novas empresas nacionais ao mercado cubano. 

Atualmente, o Brasil é o oitavo maior fornecedor de produtos para Cuba, e as relações comerciais entre os dois países vêm se intensificando nos últimos anos. De janeiro a setembro de 2011, as exportações do Brasil para Cuba totalizaram US$ 395,8 milhões, um incremento de US$ 130,5 milhões em relação ao mesmo período de 2010, o que representa um aumento percentual de 49,23%. O mês de abril de 2011 registrou recorde de exportações para Cuba desde janeiro de 2009, totalizando US$ 71 milhões.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) indicam que os produtos que o Brasil mais exportou para Cuba são: soja, cereais, máquinas e motores, carne de aves, café, preparações de carnes, peixes e crustáceos, produtos metalúrgicos, móveis, papel e celulose, calçados e suas partes, materiais elétricos e eletroeletrônicos.

A Apex-Brasil mantém, desde outubro de 2008, um Centro de Negócios (CN) em Havana, que atende, além de Cuba, os mercados da América Latina e do Caribe. O objetivo do CN de Cuba é estreitar as relações de empresas brasileiras com empresas e órgãos do governo cubano, além da embaixada brasileira e das empresas brasileiras já presentes no mercado local.


Fonte:
Apex-Brasil

 

28/10/2011 18:12


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