Feira Internacional de Havana comemora Dia do Brasil



O Dia do Brasil foi comemorado nesta quarta-feira (2) na Feira Internacional de Havana (Fihav 2011), em Cuba. A comemoração mostra o Brasil como um dos países com atuação relevante no mercado cubano. A corrente de comércio entre Brasil e Cuba quadruplicou nos últimos 10 anos. Comparando os oito primeiros meses do ano de 2010 com igual período de 2011, Cuba ganhou nove posições na lista de destinos das exportações brasileiras.

O diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Rogério Bellini, ressaltou que a importância da presença brasileira no mercado cubano pode ser constatada pela crescente participação de empresas brasileiras na Fihav desde 2003 e pela abertura de um Centro de Negócios da Apex-Brasil em Cuba, há três anos. “As empresas brasileiras estão buscando negócios e consolidando a presença no mercado cubano”, explicou.

Bellini ressaltou que Cuba já é o oitavo destino das exportações brasileiras e creditou o sucesso da maior parte dos empreendimentos brasileiros em Cuba à atuação do Centro de Negócios. De janeiro a setembro de 2011, as exportações do Brasil para Cuba tiveram um aumento percentual de 49,23%. Em sua maioria, essas exportações são de alimentos, móveis, máquinas e motores, calçados e materiais elétricos. “As relações comerciais entre Brasil e Cuba vêm se intensificando nos últimos anos”, disse. “Ao longo de três anos de atuação, o Centro de Negócios da Apex-Brasil em Cuba atendeu ou promoveu encontros de negócios para mais de 600 empresas brasileiras”.

O ministro de Comércio Exterior de Cuba, Rodrigo Malmierca Diaz, disse que estava especialmente feliz em participar das comemorações do Dia do Brasil e enfatizou que o nível de comércio entre Brasil e Cuba alcança valores positivos que ele considera históricos entre os dois países. “O comércio entre Brasil e Cuba cresceu 65% comparando-se os seis primeiros meses de 2010 com o mesmo período de 2011”, explicou. “Queremos continuar com a evolução das relações comerciais e ampliar nossos objetivos estratégicos com o Brasil”.

Acordo de cooperação

O diretor de Negócios da Apex-Brasil e a presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Estrella Madrigal Valdés, assinaram, na tarde de terça-feira (1º), um acordo de cooperação oficializando as normas para as relações comerciais entre as duas entidades. O documento estabelece que a Apex-Brasil, em parceria com a Câmara de Comércio de Cuba, promoverá o desenvolvimento de atividades promocionais, econômicas, comerciais e de cooperação entre Brasil e Cuba, realizará estudos de mercados e promoverá a realização de atividades comerciais e profissionais, organizadas em Cuba ou no exterior, como feiras, exposições, visitas técnicas, missões comerciais, apresentações, reuniões de empresários e outros eventos com características similares.

O acordo prevê, ainda, intercâmbio de informações comerciais entre as duas entidades, identificação de possíveis parceiros e de oportunidades de negócios, além da coordenação de programas que gerem interesses mútuos.

Fihav 2011

A Apex-Brasil foi responsável pela organização do Pavilhão Brasileiro da Fihav 2011 que, neste ano, conta com a participação de 30 empresas e expectativas de negócios de US$ 30 milhões para os próximos 12 meses.

A Fihav 2011 teve a participação do ministro de Comércio Exterior de Cuba, Rodrigo Malmierca Diaz; do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Alessandro Teixeira; do embaixador do Brasil em Cuba, José Eduardo Martins Felício; além da presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Estrella Madrigal Valdés; e do diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini.


Fonte:
Apex-Brasil



03/11/2011 18:06


Artigos Relacionados


Brasil é um dos países a expor produtos na Feira Internacional de Havana

Apex-Brasil seleciona empresas para Feira Internacional de Havana

Brasil ganha três prêmios na Feira Internacional de Havana 2011

País comemora nesta segunda-feira (20) o Dia Internacional do Refugiado

Sessão solene comemora participação do Brasil no 4º Ano Polar Internacional

Sessão solene comemora primeira participação do Brasil no Ano Polar Internacional