Brasil e Venezuela querem intensificar parcerias em mineração e petróleo



Os governos do Brasil e da Venezuela devem ampliar os acordos bilaterais nas áreas de mineração e petróleo. As negociações serão intensificadas a partir desta segunda-feira (7), quando o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reúne-se com o chanceler venezuelano, Nicolas Maduro, em Caracas.

As informações são do Itamaraty e da imprensa estatal da Venezuela, a Agência Venezuelana de Notícias (AVN). Patriota e Maduro vão examinar também projetos nas áreas de habitação, agricultura, indústria, energia e desenvolvimento fronteiriço.

Empresas do Brasil e da Venezuela mantêm ligações, principalmente nos setores de mineração e construção civil. No ano passado, o comércio entre os dois países atingiu US$ 4,68 bilhões, com saldo positivo para o Brasil de mais de US$ 3 bilhões. Atualmente, o Brasil é o terceiro parceiro comercial da Venezuela.

O presidente Hugo Chávez conversou com a presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de posse em Brasília. Havia uma previsão de reunião entre eles, em Lima, na próxima semana, durante a 3ª Cúpula da América do Sul e Países Árabes (Aspa). Com o adiamento do evento, o encontro ficou sem data prevista.

 

Fonte:
Agência Brasil



25/02/2011 10:29


Artigos Relacionados


Brasil e Irã querem intensificar cooperação em tecnologia e economia

Brasil e Equador querem intensificar cooperação bilateral

Brasil e México querem intensificar relação comercial e aproximar empresários

Presidente do Uruguai está no Brasil para firmar parcerias em energia, mineração e infraestrutura

Brasil quer intensificar parceria na indústria naval e de petróleo e gás com Cingapura

Senadores querem regras para assegurar produtividade da mineração no Brasil