Brasil e Venezuela se reúnem na Comissão de Monitoramento do Comércio



Representantes dos governos de Brasil e Venezuela se encontram nesta sexta-feira (6), em Brasília, para discutir comércio bilateral. O encontro é o segundo da comissão de monitoramento de comércio entre os dois países, criada em agosto do ano passado.

Na pauta do encontro estão temas como a cooperação para o desenvolvimento da indústria venezuelana, exigências sanitárias para exportações de carnes à Venezuela, experiências e estudos sobre harmonização estatística e programas de apoio ao exportador brasileiro. O grupo se reúne no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a partir das 15h.

Nos três primeiros meses de 2011, o Brasil exportou US$ 822 milhões para a Venezuela, crescimento de 5,80% em relação aos mesmos meses do ano passado. Os principais produtos vendidos foram carnes desossadas congeladas de bovinos, bovinos vivos, carnes de galos e galinhas, açúcar de cana e preparações para elaboração de bebidas.

Nas importações, os principais itens comprados da Venezuela pelo Brasil foram coque de petróleo não calcinado, naftas para petroquímica, alumínio em foram bruta, energia elétrica e metanol (álcool metílico). De janeiro a março deste ano, o total importado do país foi US$ 274 milhões, acréscimo de 15,7% na comparação com o mesmo período de 2010.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



06/05/2011 16:46


Artigos Relacionados


Brasil e Venezuela instalam comissão de monitoramento do comércio

Reunião apresenta instalação de monitoramento do comércio Brasil-Venezuela

Brasil e Equador retomam monitoramento do comércio bilateral

Brasil e Paraguai se reúnem em Assunção para aprofundar comércio bilateral

Ministros de esporte do Mercosul se reúnem na Venezuela

Empresários de comércio exterior no Nordeste se reúnem no dia 14 em PE