Reunião apresenta instalação de monitoramento do comércio Brasil-Venezuela
Será realizada na tarde desta quarta-feira (4), em Caracas, na Venezuela, a primeira reunião para instalação de uma comissão de monitoramento do Comércio Bilateral Brasil-Venezuela. A instalação desta comissão precede a realização da primeira reunião bilateral entre os dois países.
Durante o evento, serão feitas a apresentação, a discussão e a posterior assinatura do Termo de Referência, com os detalhes do funcionamento da Comissão de Monitoramento que, a exemplo do que acontece entre o Brasil e outros países, terá reuniões periódicas para resolver problemas pontuais do comércio bilateral.
Entre os assuntos que serão discutidos estão o estudo que demonstra quais produtos venezuelanos que podem ser competitivos no mercado brasileiro, a avaliação das trocas de experiências e alternativas para facilitar o comércio bilateral.
Serão ainda apresentados os procedimentos necessários para exportação para o Brasil e a cooperação de intercâmbio de informações de bens e de serviços.
Nos primeiros seis meses de 2010, as exportações brasileiras para a Venezuela totalizaram US$ 1,778 bilhão. A corrente de comércio, no acumulado semestral de 2010, totalizou US$ 2,243 bilhões.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
11/08/2010 20:43
Artigos Relacionados
Brasil e Venezuela se reúnem na Comissão de Monitoramento do Comércio
Brasil e Venezuela instalam comissão de monitoramento do comércio
Brasil e Equador retomam monitoramento do comércio bilateral
Brasil sediará reunião da OMS sobre centros de monitoramento de medicamentos
Reunião da CMMC na Rio+20 destaca monitoramento da Floresta Amazônica financiado pelo Brasil
Brasil e Argentina realizam primeira reunião bilateral sobre comércio do ano