Brasil elegerá novo vice-presidente do Parlamento do Mercosul



O Brasil deverá ter, nas próximas semanas, um novo vice-presidente no Parlamento do Mercosul, em substituição ao atual ocupante do posto, deputado Dr. Rosinha (PT-PR). A eleição deverá ocorrer na próxima reunião da representação brasileira no novo parlamento, durante a qual também será escolhido o novo presidente da própria representação.

A realização das duas eleições ficou decidida nesta quarta-feira (6), em reunião da representação presidida pelo deputado George Hilton (PP-MG). Atualmente, a representação é presidida pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP). Existe uma tendência de que um deputado assuma a presidência da representação, enquanto um senador seria eleito para ocupar a vice-presidência do próprio Parlamento do Mercosul, em Montevidéu.

A presidência do parlamento, assim como a do próprio bloco, atualmente é exercida pelo Paraguai. Pelo regime de rodízio entre os países, a presidência depois passaria a um parlamentar do Uruguai e, em seguida, a um da Argentina. Cada um deles ocuparia o posto por um semestre.

Dessa forma, o vice-presidente brasileiro do parlamento a ser eleito nos próximos dias assumiria a presidência no segundo semestre de 2010. Como este período coincidiria com as eleições brasileiras, existe a possibilidade de o Brasil fazer uma troca com a Argentina. Ou seja, o Brasil teria a presidência no primeiro semestre de 2010, e a Argentina ficaria com o cargo no segundo semestre.

Na reunião desta quarta, estava em pauta a Mensagem 813/08, que submete ao Congresso Nacional os textos do acordo-quadro de comércio e do acordo de livre comércio entre o Mercosul e Israel, firmados, respectivamente, em 2005 e 2007. O parecer elaborado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) - e lido na reunião pelo deputado Germano Bonow (DEM-RS), relator ad hoc - é pela aprovação dos acordos. Mas a votação foi adiada depois que o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) pediu vista da mensagem. O pedido foi logo acompanhado pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).



06/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamento do Mercosul discutirá regimento e elegerá novo presidente

Eleitor elegerá em 2010 representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul

Mercadante eleito vice-presidente da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul

Mercadante é o novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Novo presidente do Parlamento do Mercosul será eleito em Montevidéu

Representação no Parlamento do Mercosul escolherá novo presidente na quarta-feira