Brasil está cumprindo planejamento para Copa de 2014, diz assessor de futebol do Esporte



De acordo com o assessor Especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Rocha, o governo federal tem plena convicção de que o País está cumprindo o planejamento para a Copa do Mundo de 2014 e que todos os cronogramas serão obedecidos e entregues no prazo. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (20), em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Durante a entrevista, o assessor falou dos preparativos para a Copa de 2014, do programa Torcida Legal e do Guia de Recomendações para Segurança e Conforto em Estádios.

Segundo Rocha, a visão de que “houve atraso” nos preparativos da Copa não está ajustada ao calendário real. Ele explicou que somente no início de 2009 as 12 cidades-sede foram escolhidas e, portanto, apenas a partir daquele momento é que o governo federal passou a ter as condições concretas para começar o planejamento do evento esportivo.

O assessor informou, ainda, que já no início de 2010 o governo estava assinando a chamada matriz de responsabilidades com as cidades-sede, com os compromissos relativos a estádios e mobilidade urbana, e cinco meses depois os compromissos referentes a aeroportos e portos. Atualmente, de acordo com Rocha, o governo federal está atuando em intervenções nas áreas de telecomunicações, energia, planos de segurança e meio ambiente.

No que diz respeito aos aeroportos, o assessor disse que o governo federal está atento e monitorando de perto todas as obras, tendo criado, inclusive, um ministério específico para o setor, a Secretaria de Aviação Civil. A Infraero também está sendo modernizada e re-equipada. Na avaliação de Rocha, a atual situação dos aeroportos brasileiros é gerada pelo crescimento da economia do País: “nos últimos anos, tem crescido mais de 10% ao ano a utilização de seus espaços, justamente por conta da maior distribuição de renda, do crescimento econômico do País”, esclareceu.

A cidade que vai ganhar a abertura da Copa também foi tema de perguntas. Rocha informou que quem decide a abertura é a Fifa, junto com o comitê organizador local. Segundo ele, a escolha deverá ser feita até o final do ano, em princípio, com a participação de três cidades candidatas: São Paulo, Salvador e Brasília.

“Nós temos a expectativa de que isso seja resolvido o quanto antes, porque nos permite programar e planejar melhor as intervenções necessárias na cidade de abertura”, esclareceu. Mas embora o estádio seja um grande elemento na abertura do evento, Rocha lembrou que outros itens também precisam ser dimensionados, como a capacidade da rede hoteleira, de operação nos aeroportos e estruturas viárias.

O assessor também falou sobre a questão da segurança durante a Copa e reiterou que o governo federal tem um “olhar especial” sobre o assunto, principalmente porque um evento desse porte requer determinadas ações que não estão necessariamente na pauta do dia a dia, como, por exemplo, o combate ao terrorismo. Rocha citou ainda iniciativas da Polícia Federal, em conjunto com as Forças Armadas, para o monitoramento das fronteiras brasileiras. A ideia é monitorar a entrada de pessoas indesejáveis, bem como de entorpecentes e armas ilegais. Indagado sobre o volume de recursos que serão investidos na segurança, ele informou que o plano de segurança está em fase final de elaboração.

O combate a eventuais irregularidades durante as obras também foi assunto do Brasil em Pauta. Segundo Rocha, o governo federal está atento para que as ações da Copa sejam totalmente transparentes para a sociedade. Nesse sentido, foi criado o Portal da Transparência da Copa, para publicar todas as informações sobre os projetos aprovados. Além disso, o governo também está colaborando com os órgãos de controle, sejam da União, dos estados e do Ministério Público, no sentido de prestar as informações solicitadas.


Fonte:
Blog do Planalto



20/07/2011 18:59


Artigos Relacionados


Brasil está cumprindo cronograma para Copa de 2014

Manaus está cumprindo os prazos para a Copa de 2014, afirma Vanessa Grazziotin

Planejamento garante que Brasil terminará obras para Copa de 2014 a tempo

Esporte diz que Brasil entregará obras da Copa de 2014 no prazo

Quintanilha saúda Copa de 2014 no Brasil e campeonato feminino de futebol

Planejamento garante os recursos para Copa de 2014