Planejamento garante que Brasil terminará obras para Copa de 2014 a tempo



O Ministério do Planejamento assegurou nesta sexta-feira (15) que o Brasil não passará vergonha com os aeroportos na Copa do Mundo de 2014. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse ter confiança que o País conseguirá concluir as obras a tempo para o evento.“Como sempre, o Brasil vai fazer bonito”, afirmou.

Na avaliação de Miriam Belchior, os gargalos na infraestrutura, inclusive nos aeroportos, são consequência não apenas da dificuldade de investimentos, mas do crescimento na economia e do aumento da renda, que permite aos brasileiros viajar mais de avião.

"O País vive outro momento, e todas instituições precisam se adaptar a ele. É o custo do nosso sucesso. Acreditamos que, para a Copa, conseguiremos resolver boa parte dos problemas com estruturas permanentes", disse.

De acordo com a ministra, especulações sobre a viabilidade de obras de infraestrutura são naturais em eventos de porte mundial. “Vi muitas notícias sobre a Alemanha, a África do Sul e Londres. A Copa na Alemanha saiu e na África do Sul também. Acho natural esse tipo de preocupação, porque esses eventos atraem curiosidade em todo mundo.”

Miriam Belchior não quis comentar o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a situação das obras nos aeroportos brasileiros, divulgado na quinta-feira (14). Para ela, é importante ter outras visões em torno do tema. “Até do próprio governo.”

Segundo a ministra, a presidenta Dilma Rousseff pediu prioridade às obras dos aeroportos com maior movimento. “A preocupação da presidenta não é só com a Copa. Todos sabemos como vem crescendo a demanda no setor aéreo. Estão sendo elaboradas medidas emergenciais de médio e longo prazo para garantir o equacionamento do setor." Ela, no entanto, não detalhou as medidas, alegando que o assunto será discutido com Dilma depois do feriado de Páscoa.


Fonte:
Agência Brasil



15/04/2011 19:23


Artigos Relacionados


Planejamento diz que concessão de aeroportos vai viabilizar obras a tempo da Copa de 2014

Planejamento garante os recursos para Copa de 2014

Ministério das Cidades garante R$ 8 bi para financiar obras da Copa 2014

Brasil está cumprindo planejamento para Copa de 2014, diz assessor de futebol do Esporte

Governo garante que 70% das obras da Copa de 2014 começam este ano

Quintanilha defende início de obras para Brasil sediar Copa de 2014