Brasil supera China e encerra participação nos Jogos Mundiais Militares em 1o lugar



O Brasil encerrou neste domingo (24) sua participação na 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares – Rio 2011 com o melhor desempenho do País na competição. Pela primeira vez, o Brasil ficou no topo do quadro geral de medalhas, com 114 conquistas: 45 ouros, 33 pratas e 36 bronzes. Na edição anterior, em Hyderabad (Índia), o Brasil havia terminado em 31º lugar.

Cerca de 4.200 atletas (268 brasileiros) de 114 países participaram da competição. Ao todo, foram disputadas 628 medalhas em 20 modalidades esportivas. 

“Foi uma honra para o Brasil sediar evento de tamanha magnitude. Agradeço a todos os que trabalharam e se dedicaram para o sucesso dos Jogos”, disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que também pediu um minuto de silêncio durante a cerimônia de encerramento do evento em memória às vitimas do atentado ocorrido na sexta-feira (22), na Noruega. “Levem consigo boas recordações do Brasil e desta maravilhosa cidade do Rio de Janeiro”, finalizou.

O presidente do Conselho Internacional de Esportes militares (Cism), Hamad Kalkaba Malboum, também fez um discurso de agradecimento aos atletas pelo desempenho e pelo sucesso do evento. Na avaliação das autoridades, o lema do Cism – amizade através do esporte – renovou-se em cada momento da competição.

Além da lealdade demonstrada ao longo das disputas, os atletas deram reiteradas amostras de garra e superação. Ao longo dos Jogos, foram obtidos 23 novos recordes – seis deles na natação, modalidade que converteu o brasileiro Gabriel Mangabeira na grande estrela individual dos Jogos. Maior medalhista da competição, Mangabeira conquistou cinco ouros e uma prata para o Brasil.

No final da festa de encerramento, o almirantre Bernardo José Pierantoni Gambôa, presidente da Comissão Desportiva Militar Brasileira, e o general Jamil Megid Júnior, coordenador geral do Comitê de Planejamento Operacional do Rio 2011, entregaram os símbolos da competição e o fogo olímpico para militares da Coreia do Sul, próximo país a sediar o evento, em 2015.


Fonte:
Ministério da Defesa e
Ministério do Esporte



25/07/2011 18:02


Artigos Relacionados


Brasil conquista 3º lugar nos Jogos Mundiais Escolares

Brasil inaugura vila que receberá atletas dos Jogos Mundiais Militares no RJ

Brasil quer melhorar posições e alcançar pódio nos Jogos Mundiais Militares

Medalhas dos Jogos Mundiais Militares são apresentadas em Brasília

Defesa lança livro sobre os 5º Jogos Mundiais Militares

Dilma diz que finalistas dos 5º Jogos Mundiais Militares são exemplo de persistência