Brasil lança campanha para preservação do patrimônio histórico e artístico do País



Até o dia 31 de junho será realizada a campanha Patrimônio é seu, é do Brasil, é de todo o mundo, idealizada pelo Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho se desenvolve um mês antes do início da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, instância vinculada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que se reunirá este ano em Brasília, de 25 de julho a 3 de agosto.

O objetivo da campanha é atrair a atenção de todos os brasileiros para a importância e o valor dos bens naturais e culturais do País que receberam a chancela de Patrimônio Mundial por parte da Unesco. São 17 patrimônios brasileiros, além de dois itens da cultura imaterial: a arte Kusiwa (técnica de pintura e arte gráfica desenvolvida pela população indígena Wajãpi, do Amapá) e o samba de roda do Recôncavo Baiano.

A campanha teve início no dia 6 de junho e abrange a veiculação de anúncios sobre os 19 bens nacionais em revistas de temática geral de todo o País e em publicações especializadas.

Dentre os bens naturais e históricos brasileiros reconhecidos como Patrimônio Mundial estão o Parque Nacional do Iguaçu (PR), a Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo, o Parque Nacional Serra da Capivara (PI), o Parque Nacional de Fernando de Noronha (PE), o Centro Histórico de São Luís (MA), o Centro Histórico de Salvador (BA), as Ruínas de São Miguel das Missões (RS), o centro histórico de Ouro Preto (MG).

Comitê do Patrimônio Mundial


O Comitê do Patrimônio Mundial congrega representantes de 21 países e será presidido este ano pelo Brasil. Sua 34ª sessão acontecerá no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília, na capital federal, entre 25 de julho e 3 de agosto. Na ocasião, mais de 180 delegações nacionais vão discutir as novas candidaturas e o estado de conservação e de risco dos bens já registrados na lista do Patrimônio Mundial.

Fonte:
Ministério da Cultura



30/07/2010 02:29


Artigos Relacionados


Parceria: Hospital Emílio Ribas busca parceiros para preservação de patrimônio histórico

LOBÃO PEDE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Seminário em Aracaju debate preservação do patrimônio histórico

Azeredo diz que cidades mineiras recebem recursos por preservação do patrimônio histórico

Iphan lança edital de mestrado em preservação do patrimônio

País investe R$ 800 mil em preservação do Patrimônio Imaterial