Brasil não está no epicentro da crise financeira internacional, avalia ministro



O perigo da crise financeira não está no Brasil. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista coletiva concedida à imprensa após reunião de coordenação com a presidenta Dilma Rousseff, na segunda-feira (8). O ministro informou que a reunião girou em torno da avaliação da situação econômica internacional.

“O Brasil não está no epicentro da crise. Haverá consequências, mas serão minimizadas. Nossa vantagem é o mercado interno forte. Além disso, temos reserva fiscal, monetária e instrumentos para controlar o câmbio. Se faltar crédito no mercado interno, ‘armamento’ não falta”, assegurou Mantega.

O ministro comentou também a queda das principais bolsas de valores do mundo, decorrente do agravamento da crise econômica global. “Há uma fuga para a segurança”, explicou. Isso significa que os investidores tiram as aplicações das bolsas de valores e passam a investir em dólar, por exemplo.

Outro fator de nervosismo nos mercados, segundo Mantega, foi o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela agência Standart & Poor’s. Na percepção do ministro, houve “forçação de barra” em relação à medida.

“A moeda americana continua sólida, confio na solidez. Mas eles [os americanos] têm, sim, que resolver os problemas que impedem a recuperação econômica. Quando a economia patina, a dívida cresce e o desemprego continua”.

Sobre a União Europeia, na avaliação do ministro, os problemas estão demorando a ser resolvidos. “Houve agravamento da crise; cada vez fica pior. Os europeus têm que se apressar, parar de bater cabeça e dar solução mais forte para as dívidas”.


Fonte:
Blog do Planalto

 

09/08/2011 10:59


Artigos Relacionados


CMO discute com ministro do Planejamento reflexos da crise financeira internacional

Impactos negativos da crise financeira já atingem o Brasil, avalia Adelmir Santana

Conseqüências da crise financeira no Brasil são mais especulativas que reais, avalia Renan Calheiros

Brasil tem boas condições para enfrentar crise financeira internacional, diz Ipea

Apesar de cenário interno favorável, Brasil não pode subestimar crise financeira internacional, diz Mercadante

Brasil está mais preparado para enfrentar a nova crise financeira global, diz Mantega