Brasil Orgânico e Sustentável apresenta oportunidades



 O governo federal realiza no próximo dia 11, em Brasília, o Seminário “Brasil Orgânico e Sustentável – Oportunidades para 2014”. Voltado às instituições parceiras mobilizadas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o evento tem o objetivo de apresentar um balanço das atividades realizadas pela campanha Brasil Orgânico e Sustentável até o momento e o planejamento de ações para o próximo ano.

A proposta é discutir com os parceiros o conjunto de estratégias de promoção da produção e do consumo de produtos sustentáveis, agroecológicos e orgânicos, com foco em grandes eventos internacionais.

A programação do seminário inclui dois painéis, um denominado “Integração da Cadeia em Negócios Sustentáveis: experiências com o mercado” e o outro “Integração da Cadeia em Negócios Sustentáveis: estimulando o consumo de alimentos adequados e saudáveis”. Ambos serão compostos por palestrantes convidados, que estimularão, por meio de suas experiências, o debate em torno da proposta do Brasil Orgânico e Sustentável.

Campanha

Sede da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016, o Brasil será o centro das atenções nos próximos dois anos. A campanha Brasil Orgânico e Sustentável foi criada pelo governo brasileiro para aproveitar o potencial de toda essa visibilidade e estimular o consumo consciente, integrando diversas ações para sensibilizar consumidores finais e aumentar a demanda por estes produtos.

A expectativa dos organizadores e parceiros envolvidos na campanha é promover a abertura de novos mercados de comercialização, incentivar o consumo de alimentos saudáveis, deixando como legado uma cadeia estruturada de alimentos orgânicos, agroecológicos e sustentáveis que envolva desde os consumidores até os agentes dos meios produtivos deste setor, tanto da produção quanto da comercialização.

“Esperamos promover formas sustentáveis de produção, envolvendo desde quem produz até quem consome, com estímulo a novos hábitos, em favor da qualidade de vida e da alimentação saudável”, explica o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

A ação reúne uma série de estratégias do governo federal e parceiros, voltadas à realização de uma Copa do Mundo diferenciada, com iniciativas no âmbito da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, fomentadas pelo Núcleo Temático da Copa Orgânica e Sustentável. O objetivo é estimular relações favoráveis de mercado, nos quais os produtos da agricultura familiar, os orgânicos, agroecológicos, assim como aqueles com indicação geográfica e de comércio justo sejam valorizados e ofertados ao longo do ano a turistas e consumidores em geral.

Sob a coordenação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a campanha conta com a parceria dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), bem como da Agência de Fomento Alemã (GIZ), da Associação Brasil Orgânico e Sustentável (ABRASOS), além de futuros patrocinadores.

Estratégia

Durante o calendário dos dois megaeventos, a Campanha Brasil Orgânico e Sustentável prevê ações estratégicas nas 12 cidades sedes da Copa do Mundo: Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT).

A ideia é gerar oportunidades para os diferentes atores da cadeia produtiva. É dar chance para que cooperativas divulguem seus produtos nos dois momentos de forte visibilidade nacional e internacional, colocando-se frente a frente com os consumidores, ampliando, qualificando e diversificando os canais de comercialização. Para quem consome, a campanha significa facilidade de acesso, em um só ambiente promocional, a produtos sustentáveis, assim como os orgânicos e os agroecológicos.

Além disto, os estabelecimentos comerciais que participarem da campanha terão acesso a um conjunto de fornecedores que produzem com responsabilidade social e ambiental. Desta forma, poderão associar a imagem de sua empresa à participação na construção de um Brasil mais sustentável junto aos seus clientes e parceiros. Suas marcas farão parte das ações estratégicas de promoção de consumo, como pontos de degustação, participação em eventos, entre outros.

Serviço:

Seminário “Brasil Orgânico e Sustentável – Oportunidades para 2014”

Quando: quarta-feira (11), das 9h às 18h

Onde: Hotel Lakeside Convention & Resort Brasília - DF. (SHTN, Trecho 1, Lote 2, Projeto Orla 3), Brasília/DF.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 



10/12/2013 12:35


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