Seminário apresenta oportunidades de negócios do Brasil na Colômbia



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promove, no dia 29 de março, em Porto Alegre, o Seminário Mercado Foco Colômbia. O objetivo é apresentar as oportunidades de negócios na Colômbia e na região andina para empresários gaúchos e de todo o País, que poderão assistir ao evento ao vivo, pela internet.

A Colômbia é a quarta maior economia da América Latina e se constitui como um mercado estratégico para as empresas brasileiras que desejam iniciar suas exportações ou ampliar a sua presença no exterior. A situação de segurança pública no país vem melhorando, e a economia vem apresentando um crescimento contínuo e vigoroso na última década. Para 2011, a previsão é de crescimento de 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB), que deve fechar em US$ 321,5 bilhões, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O governo colombiano vem adotando diversas medidas estruturantes para melhorar o ambiente econômico, além de investir na ampliação da infraestrutura. O país tem uma política de abertura para o investimento estrangeiro e para o comércio, e há muito espaço para as empresas brasileiras”, comenta o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

O programa do Seminário inclui palestras com especialistas do Brasil e da Colômbia sobre perspectivas e tendências da economia colombiana e aspectos aduaneiros, tributários, contratuais e logísticos para exportar para o país, além de depoimentos de empresários que já exportam para o mercado colombiano. Serão apresentadas as iniciativas da agência e de seus parceiros, principalmente para promoção de negócios, que auxiliam as empresas a atuarem no mercado colombiano. Ainda no dia 29, os técnicos da Apex-Brasil darão atendimento individualizado aos empresários que comparecerem ao evento. 

O Seminário faz parte do Projeto Mercado Foco, que tem o objetivo de informar os empresários brasileiros sobre oportunidades de negócios, bem como auxiliá-los a desenhar sua estratégia de atuação em países selecionados pelo seu grande potencial. Em 2011, foram destacados os mercados de Angola, Estados Unidos e Oriente Médio e, em 2012, o trabalho começou pela Colômbia.

Os complexos setoriais que a Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil identificou como os mais oportunos para as empresas brasileiras são os de máquinas e equipamentos e moda. 

 

Relação comercial Brasil–Colômbia 

A corrente de comércio entre os dois países (exportações mais importações) alcançou, em 2011, um total de US$ 3,9 bilhões, com um aumento de 17,36% das exportações brasileiras para o país. O valor exportado vem crescendo constantemente na última década, tendo passado de US$ 515 milhões em 2000 para US$ 2,57 bilhões em 2011. 

Entre as mais de 30 empresas brasileiras presentes na Colômbia, estão Vale, Votorantim, Gerdau, Odebrecht, Marcopolo, Grupo EBX, Oi, Stefanini, Datasul, Gol, Tigre e Natura, sendo que, a maioria desembarcou no país nos últimos cinco anos.

A necessidade de melhoria na infraestrutura colombiana tem se revelado uma oportunidade para as companhias brasileiras. A Odebrecht está há 18 anos atuando no país.

 

Exportações do Rio Grande do Sul

Em 2011, o Rio Grande do Sul foi o terceiro estado que mais exportou para a Colômbia, atrás apenas de São Paulo e Paraná. As exportações desse estado para a Colômbia atingiram US$ 228,5 milhões e corresponderam a 8,87% do total que o Brasil vendeu àquele país (US$ 2,57 bilhões).

Os principais grupos de produtos exportados pelo Rio Grande do Sul para a Colômbia, em 2011, foram plásticos, pneus, produtos têxteis, móveis, tratores, autopeças, produtos de borracha, produtos químicos orgânicos, ferramentas, talheres e reboques.

 

Fonte:
Apex Brasil



13/03/2012 15:53


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