Brasil participa da 55ª Reunião da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU



Entre os dias 22 de fevereiro e 4 de março, o Brasil participa da 55ª Reunião da Comissão Sobre a Situação da Mulher (CSW) do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), órgão do trabalho econômico e social da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, que acontece em Nova York, nos Estados Unidos. Terá representantes de 45 países membros e outros convidados.

A delegação brasileira será chefiada pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sepm), Iriny Lopes. Ao todo, fazem parte da equipe brasileira 16 pessoas, entre representantes da Sepm, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e mulheres cientistas brasileiras de importantes centros de pesquisa de diferentes regiões do País.

Este ano, o tema principal do encontro é "Acesso e participação das mulheres e das jovens à educação, à formação, à ciência e tecnologia, inclusive para a promoção da igualdade de acesso das mulheres ao pleno emprego e trabalho decente". 

Também fazem parte da programação outros quatro painéis onde serão discutidos a avaliação dos progressos na implementação das conclusões do acordo sobre "A eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas"; questões emergentes, tendências e novas abordagens a problemas que afetam a situação da mulher ou da igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável; a eliminação da mortalidade materna e morbidade evitáveis e o empoderamento das mulheres.

As delegações do Brasil, Índia e Estados Unidos coordenarão um evento paralelo sobre “Mudança de Atitudes Fixas: Enfoques novos para Promover Mulheres e Meninas e na Ciência”. Esse eixo terá foco em programas de sucesso e estratégias para apoiar as mulheres na ciência dentro de instituições de ensino e na indústria. As cientistas norte-americanas apresentarão Programa Advance, que busca transformar as estratégias de recrutamento e retenção para mulheres cientistas nas universidades americanas. O objetivo desse evento é saber o que tem funcionado nesta área e quais os modelos podem ser adaptados ou replicados em outros países.

O CSW acontece anualmente nos Estados Unidos desde 1946. O evento reúne ministras, assessoras e representantes da sociedade civil de todo mundo para discutir, propor e aprovar resoluções e declarações de caráter internacionais, avaliar progressos em matéria de igualdade de gênero, identificar desafios, definir padrões globais e formular políticas concretas para promover avanço das mulheres no mundo inteiro.


Fonte:
Sepm



21/02/2011 21:07


Artigos Relacionados


Brasil participa de reunião da Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais do Mercosul

Brasil participa de reunião sobre suinocultura na Dinamarca

Brasil participa de reunião no Peru para discutir sobre desnutrição

Brasil participa de reunião sobre inclusão digital para AL e Caribe

Brasil participa de reunião global sobre recursos humanos da Saúde, em Lisboa

Governador participa de reunião global sobre importância econômica do Brasil e da América Latina