Brasil participa da conferência sobre excelência universitária na China
O Brasil estará representado pela primeira vez na International Conference on World-Class Universities, que será realizada em Xangai (China), no próximo domingo (30). No encontro, integrantes da comunidade acadêmica e representantes dos setores educacionais de aproximadamente 40 países vão debater temas relacionados à excelência universitária.
A conferência é realizada a cada dois anos, e discute experiências de universidades de todo o mundo em busca do melhor desempenho possível. O Brasil será representado pelo secretário de educação superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. Ele apresentará aos participantes as políticas do governo brasileiro para a educação superior, com destaque para o funcionamento do sistema universitário e para os avanços alcançados com os principais programas da área. “O Brasil tem hoje universidades que caminham para alcançar a excelência, uma vez que ocupamos o lugar de 13º produtor de ciência nova no mundo, e 90% desse conhecimento é produzido pelas universidades públicas”, diz o secretário.
Na avaliação de Costa, após a consolidação dos mecanismos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), para o controle da qualidade de cursos e instituições, o Brasil pode ter algumas de suas universidades incluídas no grupo das instituições de excelência. “A Secretaria de Educação Superior (Sesu) trabalha na elaboração de um programa de apoio às universidades federais brasileiras que se destacam nas ações de ensino, pesquisa e extensão e que, em curto prazo, podem se transformar em universidades de excelência”, afirma.
Entre as iniciativas a serem citadas pelo secretário durante a conferência estão o Programa Universidade para Todos (Prouni), criado em 2005 para conceder bolsas de estudos em instituições particulares a estudantes de baixa renda, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “As políticas públicas brasileiras voltadas para o ensino superior despertam a atenção de todo o mundo porque em pouco tempo promovem a democratização do acesso, com uma preocupação muito grande na garantia de qualidade”, destacou.
Fonte:
Ministério da Educação
28/10/2011 16:40
Artigos Relacionados
Brasil participa de conferência sobre Água em Madri
Brasil participa de conferência no Canadá sobre intercâmbio educacional
Brasil participa de conferência da Unesco sobre Diversidade das Expressões Culturais
Lembo profere conferência sobre extensão universitária na Universidade Mackenzie
Brasil participa de feira de alimentos na China
Brasil participa de Conferência Internacional do Trabalho na Suíça