Brasil participa de conferência sobre Água em Madri



Representantes brasileiros, espanhóis e portugueses estão reunidos, desde essa segunda-feira (1º) em Madri, na XIV Conferência dos Diretores Iberoamericanos de Águas (Codia) para discutir a gestão da água na região. É a primeira vez que Brasil, Espanha e Portugal organizam o encontro conjuntamente. O evento acontece até o próximo sábado (5).

Este ano os participantes discutem o Plano Estratégico da Codia que vai promover a consolidação da capacitação técnica das instituições gestoras de águas e fortalecer a cooperação regional na gestão dos recursos hídricos na região iberoamericana. Também haverá reuniões em Mérida, na Espanha; e Elvas, em Portugal.  

De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que participa do encontro, a reunião dá sequência ao legado da Rio+20 e aos encaminhamentos acordados na XIII CODIA, que ocorreu em Foz do Iguaçu, em 2012.

Histórico

Em 2012, a Codia foi realizada no Brasil pela primeira vez e foi discutida a implementação das principais atividades do programa da Codia, como cursos de capacitação, financiamento de iniciativas regionais, estrutura organizacional e atribuições de sua Secretaria Técnica Permanente, responsabilidades do país-sede, entre outros assuntos.

O programa de cooperação iberoamericano Codia foi implementado em 2001 no âmbito da Secretaria-Geral Iberoamericana (Segib), da qual o Brasil é membro. A Segib tem como foco contribuir para a instituição de programas de cooperação nas áreas de cultura, educação, pesquisa e transferência de conhecimento, coesão social, economia, entre outros, por meio de acordos estabelecidos com agências de cooperação e programas nacionais de cada país.

Para o desenvolvimento de ações sob o tema água, a Segib instituiu a Codia, composta por representantes das instituições de governo encarregadas da gestão de recursos hídricos de 22 países iberoamericanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A Codia tem sede na Espanha, onde funciona sua Secretaria Técnica Permanente ligada à Direção Geral de Água do Ministério de Meio Ambiente da Espanha. Anualmente é realizada a Conferência de Diretores Gerais de Água para avaliação das ações desenvolvidas no ano anterior, revisar o andamento de ações em curso e definir o plano de trabalho para o ano seguinte.

Fonte:
Agência Nacional de Águas



02/10/2013 12:16


Artigos Relacionados


Brasil participa da conferência sobre excelência universitária na China

Brasil participa de conferência no Canadá sobre intercâmbio educacional

Brasil participa de conferência da Unesco sobre Diversidade das Expressões Culturais

Brasil participa de Conferência Internacional do Trabalho na Suíça

Brasil participa da Conferência Interamericana de Seguridade Social

Brasil participa de conferência internacional de segurança na América Central