Brasil participa da reunião do Conselho Internacional do Café em Londres



Entre os dias 28 e 31 de março, o Conselho Internacional do Café se reune em Londres, na Inglaterra, para sua 106ª sessão. Entre os assuntos debatidos por especialistas do setor e representantes dos governos estão a situação do mercado cafeeiro, as ações para o desenvolvimento do produto e as projeções de oferta e demanda para 2015. 

De acordo com o diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva, o encontro “será a oportunidade de discutirmos as políticas nacionais do café para os próximos anos e realizarmos um balanço do biênio 2009/2010 para o setor”. Silva será um dos representantes do ministério na reunião, e é o candidato brasileiro para dirigir a instituição. 

Na próxima semana, os representantes do Ministério da Agricultura também vão debater o novo Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007, que entrou em vigor em fevereiro de 2011. Nesta versão, ficou estabelecido que um Comitê de Projetos vai analisar todas as ações de pesquisa discutidas na Organização Internacional do Café (OIC). 

A próxima reunião do Conselho Internacional do Café será entre 26 e 30 de setembro deste ano, também em Londres. Na ocasião, será eleito o novo diretor-executivo da Organização. Na condição de candidato ao posto, Robério Silva já visitou a Colômbia e acaba de retornar do Vietnã. Os dois países já declararam voto de apoio à candidatura brasileira.

 

Histórico 

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, as vendas do produto alcançaram US$ 1,2 bilhão, contra US$ 725,5 milhões, no mesmo período de 2010. 

O Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007 regula a cooperação internacional relacionada às questões cafeeiras. É o 7° acordo assinado desde 1962,  e terá vigência por dez anos, podendo ser prorrogado por mais oito. A ação prevê o incentivo à qualidade dos grãos nos países produtores, expansão sustentável da cultura e instrumentos de crédito diferenciados para o setor. 

A Organização Internacional do Café (OIC) é um organismo intergovernamental, criado com o apoio das Nações Unidas, para servir à comunidade cafeeira internacional. Criada em 1963, a OIC reúne países produtores e consumidores de café. Com sede em Londres, conta com 77 países membros, sendo mais cinco incluídos em 2010: Lêmen, Libéria, Timor-Leste, Tunísia e Turquia, que vão ampliar a representação geográfica de produtores e consumidores no novo acordo.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



25/03/2011 15:29


Artigos Relacionados


Conselho internacional do café se reúne em Londres

Brasil participa da feira internacional de cafés especiais em Londres

SILVA JÚNIOR PARTICIPA DE REUNIÃO DOS PAÍSES PRODUTORES DE CAFÉ

Minas e Energia participa de reunião internacional na China

Lara participa de reunião da Organização Internacional de Epizootias

Brasil oficializa candidatura de Robério Silva à Organização Internacional do Café