Brasil participa de encontro na Espanha sobre políticas de segurança no trabalho
O 4º Congresso de Prevenção de Riscos Laborais dos Países Ibero-americanos começa nesta quarta-feira (19), em Granada, na Espanha. No painel “O desenvolvimento de estruturas tripartites para a execução e continuidade das estratégias ibero-americanas em Saúde e Segurança no Trabalho (SST)”, o diretor de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social (MPS), Remigio Todeschini falará sobre os avanços do Brasil na definição de políticas que fortalecem a cultura da prevenção de acidentes nos ambientes de trabalho.
Todeschini abordará os principais pontos, diretrizes e estratégias da recém aprovada Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), além de detalhar as ações mais importantes da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST), aprovada em maio de 2008.
O congresso é uma realização da Organização Iberoamericana de Seguridade Social (OISS) e da Junta de Andaluzia e tem como objetivos principais reafirmar entre os países ibero-americanos a necessidade de ações s para o avanço da redução dos acidentes nos ambientes de trabalho e compartilhar experiências sobre boas práticas preventivas, além de atualizar conhecimentos nos campos da higiene industrial, ergonomia, psicosociologia e medicina do trabalho.
Ao final do encontro será assinada declaração com as principais conclusões do congresso. Mais de 20 países ibero-americanos são denominados pela OISS como “órgãos estáveis” de participação, conforme as previsões da Estratégia Ibero-americana de Segurança e Saúde do Trabalho, compondo sub-regiões para o desenvolvimento de SST, entre os quais estão: Espanha, Portugal, Brasil, Argentina, Chile. Colômbia, Venezuela, República Dominicana, Costa Rica, Cuba, Guatemala e México.
Fonte:
Ministério da Previdência Social
18/05/2010 19:53
Artigos Relacionados
Brasil e Espanha assinam acordo para aumentar segurança do trabalho na pesca
Brasil participa de fórum sobre políticas agrícolas no México
Comissão debate políticas educacionais de Brasil e Espanha
Brasil participa de encontro internacional sobre biocombustíveis
Ipea participa de encontro sobre investimento e moeda do Brasil
Brasil participa de Encontros de Museus na Espanha