Brasil participa de evento de turismo na Alemanha



O Brasil, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), está presente na feira ITB, um dos principais eventos do segmento turístico mundial, que ocorre em Berlim, na Alemanha, até domingo (9). A menos de 100 dias para a Copa do Mundo, além de um estande de 500 m², que apresenta produtos e destinos brasileiros de 45 co-expositores, o País tem outros dois espaços específicos para promoção dos segmentos de Ecoturismo & Aventura e LGBT. 

O espaço do Brasil oferece um ambiente confortável com área de convívio para eventos paralelos e apresentações culturais. Painéis com imagens gigantes apresentam produtos turísticos do Brasil direcionados para o público alemão. “Segundo os organizadores, mais de 170 mil pessoas devem passar pela feira, e desses, mais de 100 mil são profissionais que buscam informações do Brasil, principalmente pela proximidade da Copa do Mundo”, comentou a chefe de Gabinete da Embratur, Kátia Bitencourt. 

Segundo ela, ao entrar no pavilhão, já é possível visualizar e localizar o estande. “A apresentação está interessante, pois estamos conseguindo atrair os visitantes. O estande tem o mesmo padrão dos outros, que atende não apenas pela beleza, mas também por sua funcionalidade”, complementou. 

Durante o evento, o estande do Brasil será palco de apresentações culturais brasileiras, mostra gastronômica e ações de comunicação digital. A Comissão Parlamentar de Turismo da Alemanha tem encontro marcado com as autoridades do Brasil na área da Embratur. A comitiva brasileira também irá participar de um fórum com a Associação ARGE Lateinamerika e ministrará palestra sobre Ecoturismo & Aventura. 

Diversificação da promoção 

No pavilhão exclusivo de Ecoturismo & Aventura, o Brasil também tem um espaço que conta com três co-expositores, entre eles a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Já no pavilhão LGBT, a Embratur promove os destinos turísticos com o apoio da ABRAT-GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes). 

Perfil do turista alemão 

A Alemanha, sede do evento, é o terceiro maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2012, 258 mil alemães escolheram destinos brasileiros para viajar. Segundo dados da Demanda Turística Internacional de 2012, realizada pelo Ministério do Turismo/Fipe, o lazer foi a principal motivação da viagem e corresponde a 32,5% do total. Já Negócios, Eventos e Convenções somam 29,5% do total. O gasto médio diário dos turistas alemães que nos visitaram por lazer foi de US$ 81, enquanto aqueles que estiveram no País para negócios deixaram US$ 102 por dia de permanência. 

Os destinos mais procurados a lazer são: Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). Já para negócios, os alemães buscaram São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP).

Fonte:
Embratur



06/03/2014 15:35


Artigos Relacionados


Cidades-sede da Copa são divulgadas em evento sobre turismo na Alemanha

Ministro do Turismo participa de feira internacional na Alemanha

Ministério participa de evento mundial do turismo na Coreia do Sul

Estado participa de evento que abre calendário do turismo nacional

Brasil participa de feira de tecnologia em Hannover, na Alemanha

Evento internacional de turismo terá edição no Brasil