Ministro do Turismo participa de feira internacional na Alemanha



O Ministério do Turismo brasileiro estará presente na próxima semana na  ITB - the world´s leading travel trade show - (feira dedicada à indústria de turismo), em Berlim, na Alemanha. O ministro Pedro Novais cumprirá agenda no país de 6 a 11 de março.

Com a visita, o governo brasileiro pretende aproximar os dois países, promovendo encontro com investidores e fortalecendo a visibilidade do Brasil junto ao mercado consumidor alemão.

Na ITB, ainda, o ministro Novais se encontrará com Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), e também com representantes de companhias aéreas.

A visita, segundo o Ministério do Turismo, é uma boa oportunidade para mostrar os esforços que o Brasil tem dedicado na preparação para os grandes eventos da década: a Copa do Mundo Fifa de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.


Qualificação e hotelaria

Uma importante iniciativa do Ministério do Turismo do Brasil é o investimento em qualificação profissional. Um dos programas centrais do ministério oferece cursos profissionalizantes e de idiomas, atingindo mais de 300 mil pessoas no setor, como garçons, copeiras e motoristas de taxi. Quase 270 milhões de dólares serão investidos em qualificação até a Copa.

Outra ação significativa do ministério é a nova qualificação hoteleira. O sistema, baseado na experiência de 24 países, é um passo decisivo na qualificação e profissionalização da hotelaria e dos serviços turísticos no Brasil. Com a classificação, os hotéis brasileiros serão divididos em sete categorias: Hotel, Pousada, Hotel-Fazenda, Hotel-Histórico, Cama & Café, Flat e Resort.

A classificação prevê requisitos necessários ao enquadramento dos meios de hospedagem nas categorias que variam de simples a luxuosas. E essas matrizes foram elaboradas pelo Ministério do Turismo com base em oficinas realizadas em oito cidades brasileiras, com a participação de diversos agentes do setor.

De acordo com o Ministério do Turismo, a nova matriz brasileira incorpora as melhores inovações de sistemas de classificação internacionais, como a adoção de critérios mandatórios e eletivos para dar flexibilidade aos meios de hospedagem no seu envolvimento com o novo sistema. Ao normalizar a hotelaria, o Brasil busca controlar e manter a qualidade dos meios de hospedagem, garantindo segurança e conforto aos seus turistas.


Fonte:
Ministério do Turismo

 

04/03/2011 17:49


Artigos Relacionados


Schneider participa de feira internacional na Alemanha

Brasil participa de Feira Internacional de Turismo na Espanha

Brasil participa de evento de turismo na Alemanha

Brasil participa de feira de tecnologia em Hannover, na Alemanha

Missão brasileira participa de feira de agricultura na Alemanha

Agricultor familiar de produtos orgânicos participa de feira na Alemanha