Brasil participa de projeto internacional de preservação ambiental e melhoria na alimentação
Começa nesta sexta-feira (27), no Rio de Janeiro, o Congresso Mundial de Nutrição 2012, quando será lançado o Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano. O evento, que segue até segunda-feira (30), é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), pelo Instituto Internacional de Recursos Genéticos Vegetais (IPGRI), também conhecido como Bioversity International e pelo Programa das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
O projeto pretende, por meio de pesquisa e educação, combater as implicações negativas da má nutrição para a saúde, além de melhorar a segurança alimentar. O lançamento envolverá um workshop com a participação do Brasil, Quênia, Sri Lanka e Turquia.
O evento servirá de base para o lançamento do Projeto Internacional sobre Biodiversidade para Alimentação e Nutrição, que se propõe a aumentar a variedade de nutrientes na dieta das pessoas. Dados da FAO mostram que um terço da população mundial sofre de fome e desnutrição de micronutrientes, enquanto a obesidade e outras doenças crônicas relacionados à dieta chegaram a níveis críticos.
Prioridade
No Brasil, o Projeto de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano pretende mostrar a forte ligação existente entre a biodiversidade, a alimentação e a nutrição. Prevê, inclusive, o desenvolvimento de atividades em âmbito nacional, envolvendo parcerias a partir de iniciativas do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos; Programa Nacional de Alimentação Escolar; Política Nacional de Alimentação e Nutrição e Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sóciobiodiversidade.
Essas iniciativas comporão o Comitê Nacional de Implementação do Projeto, que será responsável pela coordenação-geral, definição das atividades e aprovação dos recursos financeiros. Nesse ponto entram as ações do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Ministério da Saúde (MS); e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Fonte:
27/04/2012 19:33
Artigos Relacionados
Brasil participa de projeto internacional de compensação à redução do desmatamento
CAS REJEITA PROJETO QUE CRIA ADICIONAL DE MELHORIA AMBIENTAL
Brasil é destaque internacional no Dia Mundial da Alimentação
Projeto pedagógico faz alerta sobre preservação ambiental
Primeiro-ministro da Suécia elogia avanços do Brasil na preservação ambiental
Wellington Dias: Brasil vai enfatizar preservação ambiental e inclusão social na Rio+20