BRASIL PODE SER O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE CAMARÕES, DIZ CRIADOR
Ele defendeu a flexibilização da preservação das áreas cobertas por mangues para a criação de plantas e animais marinhos. Esta é a intenção do projeto da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) em tramitação na comissão e que prevê a utilização de até 10% dos manguezais para esse fim.
Rocha destacou que o nordeste é a região do país com maior potencial para a atividade, podendo produzir um milhão de toneladas de camarão por ano, gerando 1,5 milhão de empregos e US$ 7 bilhões em divisas.
- O Brasil tem 25 vezes mais mangues que a China, um dos maiores produtores do mundo. São 2,5 milhões de hectares de manguezais contra apenas 120 mil hectares do Equador, país que tem a costa do tamanho do Ceará - enumerou Rocha.
O representante dos criadores observou que os empregos gerados pela atividade são qualitativos pois garantem seguridade social e informou que a associação também financia pesquisas e estudos de ponta para as 405 fazendas de camarões existentes no país.
Outro participante da audiência, o conselheiro da Sociedade Nordestina de Ecologia, Marcelo Mesel, lembrou a importância ecológica dos manguezais que funcionam como barreiras naturais para a proteção da costa e amenizam o clima. Ele pediu precaução na mudança da legislação que trata do assunto.
O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) externou sua preocupação com os riscos que a criação de camarões trazem para a fauna e flora, citando exemplo de degradação ambiental visto por ele no Rio Grande do Norte, em Barra do Cunhaú.
A senadora Marina Silva (PT-AC) destacou que não basta levar em conta a rentabilidade econômica de qualquer atividade. Para ela, é necessário pensar na sustentabilidade da produção, levando em conta os aspectos ambientais, econômicos e sociais.
12/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil será maior produtor mundial de carne
Brasil será maior produtor de soja do mundo
Brasil será o maior produtor de biodiesel em 2012
Pré-sal fará do Brasil o sétimo produtor mundial de petróleo, diz Lobão
Pré-sal deve fazer do Brasil sétimo produtor mundial de petróleo, diz Lobão
Brasil é 6º maior produtor de leite, mas baixa qualidade prejudica exportações