Brasil precisa de uma política de Estado para a segurança pública, diz especialista
Regina Miki, coordenadora geral da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), defendeu a construção de uma política de Estado que ordene a estratégia de segurança pública em todo país. Ao participar de debate sobre a conferência na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ela observou que o setor tem sido tratado apenas como política de governo nas três esferas: União, estados e municípios.
A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública acontecerá de 27 a 30 de agosto em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ao destacar a importância de reuniões preparatórias, como a realizada nesta quinta-feira (20) na CCJ, Regina Miki informou que durante o encontro será debatida a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (CNSP).
Organizada pelo Ministério da Justiça, a Conseg deverá reunir cerca de três mil pessoas, entre representantes dos trabalhadores e da sociedade civil, para discutir temas como prevenção, repressão ao crime, cidadania e participação popular.
Também participou dos debates o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, que na audiência pública representou o ministro Tarso Genro. Para o secretário, a conferência será um importante espaço de discussão de alternativas para os problemas de segurança pública no país. Na opinião de Abramovay, o evento será um sucesso, pois a polícia brasileira tem "uma grande aptidão para o diálogo com a sociedade civil".
Para o coronel Edson Costa Araújo, assessor especial da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a 1ª Conseg "será um marco destinado a democratizar o setor de segurança brasileiro". A audiência pública na CCJ foi sugerida pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).
Cláudio Bernardo/ Agência Senado
20/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil precisa se preparar para garantir segurança em eventos de grande porte, diz especialista
Governo precisa articular política de segurança pública, diz Alvaro Dias
Especialista avalia que a falta de segurança pública compromete a defesa nacional
Brasil precisa de política para resíduos sólidos, dizem especialistas
Suplicy destaca texto de especialista em segurança econômica a favor do Brasil
Gurgacz defende articulação de política setorial dos bombeiros com Política de Segurança Pública