Gurgacz defende articulação de política setorial dos bombeiros com Política de Segurança Pública



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (21), comunicou sua participação no Encontro Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, realizado na terça-feira (20) no Rio de Janeiro. Ele defendeu a articulação de uma política setorial dos bombeiros com a Política Nacional de Segurança Pública, argumentando que o aumento da autonomia para o setor representará uma grande conquista para a sociedade brasileira

Entre as propostas discutidas no encontro e citadas por Gurgacz estão a independência administrativa e operacional do Corpo de Bombeiros em relação à Polícia Militar em todos os estados, a aprovação do Código Nacional de Segurança Contra Incêndios e da proposta que trata da criação de brigadas de incêndio em municípios sem contingentes de bombeiros militares (PEC 19/2013).

- Precisamos criar uma política específica para o setor, definindo a atuação integrada nos serviços de busca e salvamento, resgate, perícia de incêndio, prevenção e extinção de incêndio, bem como as atividades de defesa civil - resumiu.

Logística

Acir Gurgacz registrou a aprovação de requerimento na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para a realização de audiência pública em Porto Velho para debater a logística de transporte na Região Norte. O senador salientou a importância desse debate para impulsionar as obras de infraestrutura em Rondônia, com ênfase para as obras de restauração da rodovia BR-364 e sua futura duplicação.

- É a grande solução para todos nós, em Rondônia. Toda a população de Rondônia precisa disso e tem nos cobrado uma ação efetiva com relação à duplicação da BR-364 - afirmou, manifestando esperança de que a obra possa ser aprovada no orçamento do próximo ano.

Cadastro Ambiental

O parlamentar ainda comemorou o avanço do Cadastro Ambiental Rural em Rondônia, sublinhando que o cadastro tem sido importante tanto para a regularidade ambiental das propriedades como para a inclusão de posseiros e assentamentos rurais. Ele citou as vantagens obtidas pelo produtor rural aderente do cadastro, como a inclusão em políticas públicas de crédito e a segurança jurídica em face do Código Florestal.

-- Rondônia está dando mais um exemplo para o Brasil - disse.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe defende criação de política nacional de segurança pública

João Pedro defende articulação política internacional em defesa da vida de Zelaya

EMILIA PROPÕE POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Sarney diz que retomada das votações depende de articulação política

CPI: Presidente dos Oficiais da BM faz críticas à política de segurança pública

PERFIL/Villaverde traz capacidade de negociação e articulação política