Brasil publica produtos que tiveram imposto de importação modificados



Foram publicadas nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial da União, quatro resoluções da Câmara de Comércio Exterior (Camex). A Resolução nº 47 altera temporariamente o imposto de importação da sardinha congelada, do ácido tereftálico e seus sais e  dos caminhões-guindaste  com dois eixos de rodas direcionáveis.

A sardinha congelada teve redução de alíquota de 10 para 2% até 31 agosto de 2010, quando ocorre o período de defeso no Brasil. Para o ácido tereftálico (ou PTA), houve redução de 12 para 0% na alíquota até 24 de novembro de 2010, com cota de 132 mil toneladas. O PTA é insumo para a fabricação de resina PET.

No caso dos caminhões-guindaste, a elevação da alíquota foi de 0 para 35%. Os caminhões-guindaste com quatro ou mais eixos de rodas direcionáveis continuam com Imposto de Importação de 0%.

Ex-tarifários

A Resolução nº 46 diminui o Imposto de Importação para bens de capital, de 12 para 2%, sendo 105 ex-tarifários simples e quatro sistemas integrados. Também houve redução da alíquota de bens de informática e telecomunicações.

No total, entre novas concessões e prorrogações, 117 produtos foram contemplados. O regime de ex-tarifário é um mecanismo de estímulo aos investimentos produtivos no País através da redução do custo de aquisição no exterior de bens de capital, informática e telecomunicação que não contam com produção nacional. Ele consiste na redução temporária do imposto de importação desses bens.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

 



25/06/2010 20:23


Artigos Relacionados


Brasil reduz alíquota de imposto de importação de 105 produtos até fim de 2012

Brasil deve elevar imposto de importação de 100 produtos para se proteger da crise

Camex reduz imposto de importação de 124 produtos

Aumenta Imposto de Importação para cem produtos

Camex reduz imposto de importação de produtos por desabastecimento

Câmara de Comércio reduz o imposto de importação para 167 produtos