Brasil realiza projetos de pesquisa em parceria com países africanos
Uma das principais atuações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de cooperação internacional se dá por meio de convênios bilaterais e programas multinacionais, para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O ProÁfrica-Programa de Cooperação Temática em Matéria de Ciência e Tecnologia, por exemplo, conta com a parceria de Cabo Verde e Moçambique, entre outros países africanos.
Pelo ProÁfrica, o CNPq financia passagens aéreas e diárias para pesquisadores, estudantes de doutorado e especialistas africanos que estejam desenvolvendo projeto conjunto de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. O programa também apoia visitas exploratórias no país, concedendo os mesmos benefícios aos estrangeiros.
A Colaboração Interamericana em Materiais (Ciam) é outro acordo multinacional do qual o CNPq participa. São atividades de cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores brasileiros e dos demais países americanos que participam do Ciam, como Argentina, Canadá e México. As propostas aprovadas recebem financiamento para cobrir gastos dos pesquisadores com passagens aéreas, diárias e seguro-saúde.
Há, ainda, o Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), voltado para professores universitários, pesquisadores, profissionais ou graduados do ensino superior vindos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil tem acordos culturais e educacionais.
Bolsas
O CNPq concede vários tipos de bolsa a pesquisadores estrangeiros e para a qualificação de recursos humanos de outros países, contanto que o contemplado esteja em situação regular no Brasil. No caso da bolsa Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), ele deve ter visto permanente no país.
Outra modalidade de cooperação internacional é a concessão de auxílio. Há, por exemplo, o apoio ao pesquisador visitante de reconhecida competência. O CNPq também subsidia publicações científicas e a promoção de intercâmbios científicos para capacitar pesquisadores. Mas o tipo de auxílio mais procurado é o apoio a projetos de pesquisa. Assim, o CNPq apoia financeiramente trabalhos voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, em todas as áreas do conhecimento.
O intercâmbio entre instituições brasileiras e estrangeiras pode se dar por expedições científicas. Estrangeiros no Brasil realizam coleta de material científico, podendo haver remessa deste para o país de origem do pesquisador. O CNPq não concede bolsa ou auxílio financeiro para as expedições, mas é responsável pela autorização desse trabalho no Brasil por parte de estrangeiros.
Fonte:
CNPq
30/08/2013 18:06
Artigos Relacionados
Brasil e Alemanha firmam parceria em projetos de pesquisa
Parceria Brasil-Portugal aprova 34 propostas e renova 8 projetos de pesquisa
Parceria Brasil-Portugal seleciona projetos de pesquisa para 2011
Agripino pede que governo retire do Congresso projetos de perdão de dívidas de países africanos
Brasil amplia cooperação com países africanos
Brasil propõe apoio científico a países africanos