Brasil recupera obras de arte do Banco Santos em Nova York
O Brasil vai repatriar duas obras de arte que pertenciam à coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira e foram arrebatadas pela justiça brasileira depois da quebra do Banco Santos, em 2005. A entrega será feita na próxima terça-feira (21), em solenidade na sede do distrito sul da Procuradoria dos Estados Unidos, em Nova York.
Com a condenação de Edemar por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, as obras (uma de autoria de Roy Lichtenstein e o outra de Torres Garcia) foram apreendidas pelo governo estadunidense como consequência do pedido de cooperação jurídica internacional formulado por autoridades brasileiras.
Além do secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay, participam da cerimônia em Nova York o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Saadi, autoridades do Judiciário, do Ministério Público do Estado de São Paulo, Ministério Público Federal, Advocacia-Geral da União e autoridades dos Estados Unidos.
Fonte:
Ministério da Justiça
17/09/2010 18:27
Artigos Relacionados
Polícia Civil recupera obras de arte avaliadas em R$ 1,5 milhão
Portal Brasil apresenta mostra virtual com obras do acervo de arte do Banco Central
DE NOVA YORK, BRASILEIRO PEDE PRESERVAÇÃO DA VOZ DO BRASIL
DE NOVA YORK, BRASILEIRO PEDE PRESERVAÇÃO DA VOZ DO BRASIL
Brasil apresenta Marco Civil da Internet em Nova York
Brasil e Irã dialogam sobre libertação de presos, em Nova York