Brasil saúda resultado pacífico do referendo que resultou na criação do Sudão do Sul



O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota, nesta terça-feira (8), informando que o governo brasileiro registrou “com satisfação a conclusão do processo de realização do referendo sobre o Sul do Sudão, com o anúncio, no último dia 7 de fevereiro, dos resultados finais do pleito”. A opção pela secessão (separação) do Sul foi vitoriosa, com 98,83% dos votos válidos. 

Assim, inicia-se processo de transição que deverá culminar com o surgimento do novo Estado em 9 de julho de 2011, quando o Sudão do Sul proclamará sua independência. Será a 193o nação do planeta, reconhecida pelas Nações Unidas. 

De acordo com a nota do MRE, “o governo brasileiro saúda o povo do Sudão pelo ambiente pacífico e a forma transparente em que foi conduzido o referendo e cumprimenta as autoridades do Norte e do Sul por sua disposição para o entendimento e o diálogo. O governo brasileiro manifesta seu apoio para que as partes, no mais breve prazo possível e dentro da mesma atmosfera de cooperação que marcou a realização do referendo, alcancem acordo sobre questões ainda pendentes”.

 

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores



24/02/2011 17:59


Artigos Relacionados


Brasil saúda realização de referendo sobre eventual criação de um novo país no Sudão

Casagrande diz que resultado do referendo da Venezuela aumenta chances de ingresso do país no Mercosul

Casagrande diz que resultado do referendo da Venezuela aumenta chances de ingresso do país no Mercosul

Brasil condena escalada de violência no Sudão do Sul

Brasil estabele relações diplomáticas com Sudão do Sul

Audiência interativa avalia situação comercial do Mercosul após criação da Aliança do Pacífico