Brasil se prepara para Sul-Americano de vôlei de praia



O Brasil é o atual campeão do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia. No feminino, graças à bela temporada da dupla Elize Maia/Fernanda Berti, que disputou oito das nove etapas realizadas e chegou a sete finais, com quatro títulos e três vices, o Brasil é um dos favoritos da competição. A capixaba e a carioca completam neste mês um ano juntas, dizem viver a melhor fase de suas carreiras e estão prontas para manter o país entre os melhores do continente.

De hoje (24) a domingo (26), Elize e Fernanda representarão o Brasil na etapa de abertura da edição 2014 do Circuito Sul-Americano, em Macaé (RJ), assim como Duda/Thaís (SE/RJ) e Neide/Carol Horta (AL/CE). Com vivência internacional, já que ambas moraram um bom tempo fora do país quando ainda desfilavam talento em outros pisos, elas garantem que a fase de maturação nas areias chegou ao nível ideal.

“O tempo passa e, a cada partida, a cada etapa, a cada torneio, vou amadurecendo e entendendo mais o jogo, que é totalmentente diferente do da quadra. E, junto com a Elize, que já me ajudou muito e me deu muitos conselhos, amadureci bastante. É bom quando se cria isso, de evoluir junto”, disse Fernanda, que, pela seleção de quadra, foi campeã mundial juvenil, em 2003, e vice-campeã mundial infanto-juvenil, em 2001.

Na sua primeira fase como atleta, Fernanda chegou a jogar na Coreia do Sul e na Itália. Sua parceira Elize Maia também rodou o mundo. Na época em que ainda era modelo, morou no Japão, na China, nos Estados Unidos e na França. Coincidentemente, o vôlei de praia entrou na vida de ambas da mesma forma, com o Projeto Renovação da CBV, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), onde se preparam para mais um Circuito Sul-Americano.

“Foi aqui que começamos a jogar juntas. Só que as duas eram bloqueadoras. Com a Fernanda, passei a jogar no fundo. E foi difícil mudar de posição. O mais importante, porém, é que sempre acreditamos uma na outra. Desde o início, vi que ela se daria bem na areia. Hoje, posso dizer que vivo o meu melhor momento, mais madura e muito bem fisicamente e tecnicamente. Somos muito amigas e levamos essa energia e essa conexão para dentro de quadra, o que faz a diferença”, afirmou Elize, de 29 anos e 1,84m.

Mas Fernanda Berti também teve que mudar o seu estilo de jogo. Ou melhor: se adaptar à nova modalidade. Na quadra, como jogava de oposto, não passava e não levantava. Na areia, a atleta tem que se desdobrar em todos os fundamentos. Após um ano e meio na praia, a adaptação é nítida. Conquistou o respeito das adversárias sul-americanas e chegou ao Circuito Mundial no ano passado, disputando o Grand Slam de São Paulo (BRA) e as etapas Open de Anapa (RUS) e Durban (AFS).

“O nível do Circuito Sul-Americano é bem diferente do que vemos no Circuito Mundial. Apesar de não termos tantas duplas fortes na América do Sul em relação ao que encontramos pelo mundo, há algumas que são bem competitivas, que sempre fazem jogos duros com a gente. Casos de Argentina, Colômbia e Chile, que, inclusive, já rodam o Circuito Mundial”, comentou Fernanda Berti, que tem 28 anos e 1,89m.

Em sexto lugar no ranking do Circuito Banco do Brasil, principal competição das areias no país, a dupla Elize Maia/Fernanda Berti espera dar voos ainda mais altos na atual temporada. E as metas já são bem claras.

“Se disputamos três etapas do Circuito Mundial em 2013, vamos buscar a oportunidade na seleção de jogar outras tantas este ano. E faremos de tudo para manter a hegemonia no Sul-Americano. O Brasil conquistou esse posto e nós também fazemos parte dessa história. A responsabilidade aumenta, mas a preparação é a melhor possível. Além disso, temos que continuar evoluindo para melhorar nosso ranking no Brasileiro”, listou Elize.

A caminhada para conquistar esses objetivos começa nesta sexta. Na arena montada na Praia do Pecado, em Macaé (RJ), as brasileiras terão pela frente Ana Gallay/Georgina Klug (ARG), Alejandra Graiño/Virginia Zonta (ARG), Marxia Reyes/Diva Oropeza (BOL), Maria Rene Jofre/Maria Rene Vila (BOL), Camila Pazdirek/Maria Francesca Rivas (CHI), Daniela Bravo/Natalia Depassier (CHI), Andrea Galindo/Claudia Galindo (COL), Michelle Valiente/Gabriela Filippo (PAR), Maria Johana Ocampos/Erika Mongelos (PAR), Lucia Guigou/Fabiana Gomez (URU), Maria Eugenia Nieto/Victoria Aguirre (URU), Norisbeth Agudo/Gabriela Brito (VEN) e Yetzi Lezama/Milagros Hernandez (VEN).

Já no torneio masculino, a disputa também será entre 16 duplas. Thiago/Oscar, Álvaro Filho/Edson Filipe, Bruno/Bernardo Lima e Allison/Guto lutarão pelo título com Julian Azaad/Ian Mehamed (ARG), Facundo Del Coto/Pablo Bianchi (ARG), Fernando Barrientos/Juan Pablo Naim (BOL), Israel Martinez/Sergio Franco (BOL), Esteban Grimalt/Marco Grimalt (CHI), Cristobal Martinez/Rodrigo Salinas (CHI), Luis Riveros/Mauricio Brizuela (PAR), Roger Battilana/Gregorio Godoy (PAR), Renzo Cairus/Nicolás Zanotta (URU), Guillermo Williman/Pablo Rodriguez (URU), Jesus Villafañe/Igor Hernandez (VEN) e Jackson Henriquez/Carlos Rangel (VEN).

Nesta sexta-feira (24) será realizada a fase de grupos, que ainda guarda alguns jogos para a manhã de sábado (25.01). Dia em que também serão realizadas as quartas de final. As semifinais, finais e disputas de terceiro lugar estão marcadas para o domingo (26.01).

CIRCUITO SUL-AMERICANO 2014:

1ª etapa – Macaé (BRA) – 24 a 26 de janeiro
2ª etapa – Viña Del Mar (CHI) – 7 a 9 de fevereiro
3ª etapa – Montevidéu (URU) – 14 a 16 de fevereiro
4ª etapa – Lima (PER) – 28 de fevereiro a 2 de março
5ª etapa – Sucre (BOL) – 21 a 23 de março
6ª etapa – Cochabamba (BOL) – 28 a 30 de março
7ª etapa – Buenos Aires (ARG) – 11 a 13 de abril
8ª etapa – Brasil (local a definir) – 18 a 20 de abril
9ª etapa – Colômbia (local a definir) – 9 a 11 de maio
10ª etapa – Paraguai (local a definir) – 23 a 25 de maio

Fonte:
Brasil 2016



24/01/2014 10:58


Artigos Relacionados


Seleções de vôlei de praia treinam para Sul-Americano no Rio

Dupla brasileira vence Circuito Sul-americano de vôlei de praia

Brasil teve ano de glórias no vôlei de praia

Brasil é ouro no vôlei feminino do Pan-Americano

Brasil conquista quatro medalhas no vôlei de praia

Brasil estreia com quatro vitórias no vôlei de praia