Seleções de vôlei de praia treinam para Sul-Americano no Rio
O ano ainda está começando, mas as seleções brasileiras de vôlei de praia já iniciaram o trabalho visando à preparação para o primeiro torneio de 2014, a etapa brasileira do Circuito Sul-Americano. Na última segunda-feira (6), os convocados da técnica Letícia Pessoa se apresentaram no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ), enquanto as comandadas do técnico Marcos Miranda começaram os treinos na Escola de Educação Física do Exército, na Urca (RJ).
Os dez convocados da seleção masculina, que se apresentaram na segunda no Aryzão, são Álvaro Filho (PB), Edson Filipe (ES), Thiago (RJ), Oscar (RJ), Allison (SC), Guto (RJ), Márcio Gaudie (RJ), Saymon (MS), Jô (PB) e Bernardo Lima (CE). Muitos destes nomes, inclusive, recebem a primeira chance na seleção adulta. Entre eles, os atuais campeões mundiais sub-21, o catarinense Allison e o carioca Guto, e alguns destaques do Circuito Banco do Brasil.
“É um trabalho de renovação que se reinicia, dando oportunidade a alguns atletas que têm se destacado. Jô e Bernardo, por exemplo, tiveram um bom ano no Brasileiro e têm idade boa. Allison e Guto não só foram campeões mundiais na base como têm se apresentado bem nas etapas Open do Circuito Banco do Brasil. E os mais velhos que estão aqui, como Alvinho, Filipão, Thiago e Oscar, já conhecem bem o sistema de seleções e as nossas metas de buscar os títulos”, disse Letícia Pessoa.
Entre as mulheres, já treinam na Urca as atletas Elize Maia (ES), Fernanda Berti (RJ) e Thaís (RJ). A outra convocada, a sergipana Duda, campeã mundial sub-19 e vice-campeã mundial sub-23 em 2013, só se apresentará na semana da primeira etapa do Circuito Sul-Americano, que será realizada no Brasil, na cidade de Macaé (RJ), entre os dias 24 e 26 de janeiro. O técnico Marcos Miranda espera um ano ainda mais promissor:
“Nosso trabalho começa em 2014 como uma continuidade do que foi implantado em 2013. A nova metodologia de seleção foi instaurada e, diante dos resultados positivos que obtivemos no ano passado, a expectativa é a de que essa temporada seja ainda melhor. Mas tem tudo para ser mais difícil também, pois vários outros países aderiram ao novo sistema depois de nós e também mostraram evolução. Quem ganha com isso é o vôlei de praia.”
Circuito Sul-Americano 2014:
1ª etapa – Macaé (BRA) – 24 a 26 de janeiro
2ª etapa – Viña Del Mar (CHI) – 7 a 9 de fevereiro
3ª etapa – Montevidéu (URU) – 14 a 16 de fevereiro
4ª etapa – Lima (PER) – 28 de fevereiro a 2 de março
5ª etapa – Sucre (BOL) – 21 a 23 de março
6ª etapa – Cochabamba (BOL) – 28 a 30 de março
7ª etapa – Buenos Aires (ARG) – 11 a 13 de abril
8ª etapa – Brasil (cidade a definir) – 18 a 20 de abril
9ª etapa – Colômbia (cidade a definir) – 9 a 11 de maio
10ª etapa – Paraguai (cidade a definir) – 23 a 25 de maio
Fonte:
Ministério do Esporte
08/01/2014 16:02
Artigos Relacionados
Brasil se prepara para Sul-Americano de vôlei de praia
Dupla brasileira vence Circuito Sul-americano de vôlei de praia
Brasil teve ano de glórias no vôlei de praia
Brasil é ouro no vôlei feminino do Pan-Americano
Jogadora de vôlei de praia destaca uso da ciência no esporte
Brasil conquista quatro medalhas no vôlei de praia